O Grupo DIA, empresa internacional de distribuição do setor de alimentação que opera em Espanha, Portugal, Brasil e Argentina, anunciou o seu avanço de Vendas Líquidas do terceiro trimestre de 2020.

Vendas Líquidas Vendas Like-for-Like
3ºT 2020

(€m)

3ºT 2019

(€m)

Variac.(%) vs 3ºT 2019

(%)

Espanha1 1.101,5 1.050,2 4,9% 7,6%
Portugal 163,1 156,6 4,2% 1,1 %
Brasil 233,3 277,0 -15,8% 17,5%
Argentina 181,3 154,5 17,3% -3,5%
Total Grupo 1.679,2 1.638,3 2,5% 6,3%
Total lojas 6.207 6.720 -7,6%  –

Espanha

  • Continua a tendência positiva nas Vendas Líquidas, apesar da redução do número de lojas em 8% e dos efeitos estacionais negativos do período;
  • Crescimento Like-for-Like durante o trimestre, sustentado na melhoria do sortido e na distribuição das lojas que refletem a nova oferta de frescos;
  • O novo modelo de franquia já foi implementado em mais de 700 lojas até setembro, o que representa cerca de 65% do número de franquias em Espanha.

Portugal

  • O novo modelo operativo e a otimização do sortido apoiaram os dados crescentes do Like-for-Like, que compensaram o impacto negativo dos menores níveis de turismo nas principais cidades;
  • O novo modelo de franquia foi implementado em mais de 145 lojas, o que representa cerca de 60% da rede de franquia.

Brasil

  • As Vendas Líquidas cresceram 20% em moeda local, apesar da redução de 12% no número de lojas como consequência do encerramento de localizações não rentáveis. O montante da venda em euros está impactado pela desvalorização do real brasileiro em cerca de 30% durante o período;
  • Altos níveis de Like-for-Like graças às medidas de transformação, nas quais se incluem uma oferta melhorada do sortido e o desenvolvimento continuo de marca própria;
  • Foi alcançado um acordo com os sócios locais para vender as operações do Rio Grande do Sul, que representam 79 lojas (sobre o total), como parte da estratégia de crescimento e rentabilidade sustentada no estado de São Paulo.

Argentina

  • Aumento significativo das Vendas Líquidas;
  • Cifra Like-for-Like impactada pela baixa confiança do consumidor e dos níveis de consumo.

A DIA continua com a sua trajetória positiva durante o terceiro trimestre e no acumulado do ano, graças aos esforços continuados de transformação que foram implementados e que se centraram na oferta melhorada dos frescos aos clientes. Os níveis mais reduzidos de turismo internacional durante o período de férias, visível no nível de tráfego em loja, não tiveram um impacto material no nosso desempenha anual até à data em Espanha e Portugal, já que se manteve um incremento ao nível da cesta média e continuamos com o nosso propósito de sermos a oferta de proximidade de eleição dos nossos clientes.

Temos ainda o apoio do desempenho positivo das vendas na América Latina, já que ambos os mercados oferecem sólidas vendas líquidas em moeda local. Em particular, o Brasil continua a beneficiar da melhoria da cadeia de fornecimento e de operações nas lojas, para além do arranque da nova estratégia comercial. O desempenho da Argentina continua sólido, apesar do desafiante contexto macroeconómico em que se encontra o país.

Stephan DuCharme, Presidente Executivo Grupo DIA
Vendas Líquidas Vendas Like-for-Like
9M 2020

(€m)

9M 2019

(€m)

Variac. (%) vs 9M 2019

(%)

Total Grupo 5.194,5 5.082,9 2,2% 7,9%

9M 2020 vs. 2019 Comparação: Vendas Like-for-Like sustentadas de 8%.


Os resultados intermédios correspondentes ao 3º trimestres de 2020 serão apresentados pelo Grupo no próximo dia 11 de novembro.

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram