De 4 a 7 de novembro passaram pela capital mais de 70 mil pessoas de diferentes partes do mundo para participar no maior evento de tecnologia, o Web Summit. Barbara Martin Coppola, Chief Digital Officer do Ikea explicou a transformação do negócio de retalho do IKEA e como está a desenvolver a felicidade doméstica com base em dados (data).

A empresa de mobiliário doméstico atreve-se a ir para além dos verdades estabelecidos, e a oradora afirmou que durante a sua carreira “tem existido uma verdade, ‘customer centricity’. O cliente leva a decisões. Mas o ‘customer centricity’ já não é o suficiente. Temos que passar ao people centricity”. As empresas estão focadas no consumidor, mas querem ter impacto na casa do consumidor, o seu espaço mais íntimo e para isso é necessário chegar a mais do que consumidor, é preciso chegar à pessoa. As pessoas não influenciam só o processo de compra, chegam muito mais longe, influenciam a sua casa, a sociedade e o planeta. Assim o Ikea aposta numa visão sustentável e centrada na pessoa. “Com esta abordagem vamos mais longe, vamos para além do que está certo” salienta Barbara.

O lar e o foco nas pessoas

Hoje em dia o Ikea utiliza a combinação de dados, robótica e energia sustentável para tornar as casas em lares. Trabalha o espaço para que se obtenha conforto necessários para estabelecer relações humanas saudáveis, trabalha as tecnologias de forma a tornar estas casas mais eficientes e amigas do ambiente. A Diretora do digital do Ikea apresentou exemplos do que a marca está a fazer no campo Lar ao tomar uma abordagem focada na pessoa (people centricity).

  1. Painéis solares domésticos: O Ikea produz e vende paneis solares domésticos. Com preços cada vez mais competitivos na energia sustentável será possível cada vez mais casas adquirirem a tecnologia, usufruírem, produzirem e partilharem, ajudando-se não só individualmente, mas criando uma comunidade cada vez mais sustentável.
  2. Robótica para “ganhar” espaço: Os dados mostram que as pessoas sentem-se cada vez mais sozinhas. Os dados também mostram que a tendência é o movimento das pessoas para as cidades para viver levando as cidades sobrecarregadas e casas cada vez mais pequenas. O Ikea cria novas possibilidades de aproveitar o espaço através da robótica e assim criar locais para proporcionar o relacionamento humano.
  3. Reutilização de produtos: O Ikea já possibilita em alguns países o serviço de aluguer de mobiliário que permite uma renovação sem desperdício de recursos, por exemplo, o mobiliário para bebés é algo que é preciso temporariamente e que pode ser alugado e depois reutilizado.

Sociedade e o foco nas pessoas

A orador reforçou o seu desejo de que “todos nós tenhamos consciência que todas as empresas, todas as organizações, pequenas ou grandes têm um impacto na sociedade. E esse impacto pode ser positivo”. No Ikea decidiram que só se associariam a parceiros que tivessem os mesmo padrões éticos, que não desrespeitassem os valores que a marca tem como essenciais, por exemplo os direitos humanos, “Não toleramos o trabalho infantil, a descriminação ou a falta de segurança no trabalho, ao mesmo tempo que respeitamos os nosso empregados e facto de os mesmo serem pessoas e terem as suas vidas privadas” exemplificou Barbara Martin Coppola.

Planeta e o foco nas pessoas

Estamos a enfrentar uma grande crise” começou a oradora, e o Ikea estabeleceu metas para 5 e 10 anos para se tornarem um ecossistema “climate positive, não neutro, positivo” continuou. Em 2025 têm intenção que toda a ‘energia Ikea’ seja renovável e que todas as entregas em casa sejam feitas com veículos elétricos. Para 2030 a meta é um sistema circular que produz e utilize a sua própria energia em todo o ecossistema Ikea, que todos os seus produtos sejam feitos a partir de material reciclado e aspiram a levar 1 bilião de pessoas a viver vidas sustentáveis.

Barbara Martin Coppola finalizou a sua apresentação a dizer “que este é o tempo de ir de customer centricity para people centricity onde podemos afetar positivamente, os lares, a sociedade e o planeta

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