Seis em cada dez utilizadores de dispositivos móveis em dizem ter usado os seus aparelhos para fazer uma compra on-line. Isso significa mais de 22 milhões de potenciais clientes para as marcas do país. No entanto, muitos ecommerce ainda não ajustaram as suas plataformas às novas exigências exigidas pelas tendências «mobile first».

Esta é uma das principais conclusões apresentadas por Luis Martínez Blanco, Chefe do Digital Boost, linha de negócio de marketing digital da Stratesys, durante a conferência «Mobile First on SAP Hybris Platform» realizada no âmbito do SAP Forum 2017.

«O m-commerce não se trata apenas de adaptar a loja online para telemóvel e desktop. Vai desde a experiência de compra digital até a pesquisa de produtos, adicionando artigos ao carrinho de compras, escolhendo a entrega e pagando por esses artigos com facilidade e segurança«, diz este especialista.

O que deve ser tido em conta na concepção de um portal de ecommerce «mobile first»?

Luis Martínez Blanco propõe as 10 características que melhor se adaptam a este tipo de design:

  1. Rápido: O menu e a navegação são simplificados para que a carga seja realizada de forma ágil e rápida.
  2. Vertical: A organização da informação deve estar em formato vertical.
  3. Económico: É imposta a economia da informação e a utilização de imagens otimizadas.
  4. Descritivo: É necessária uma descrição completa dos produtos através da utilização de ícones que permitam condensar a informação.
  5. Provocativo: Inclui call-to-actions para a compra visível que oferecem promoções ou descontos.
  6. Sinérgico: A oportunidade de realizar ações de cross-selling e up-selling é maximizada.
  7. Amigável: Uma boa experiência de «check-out» é essencial, o que favorecerá a conclusão bem-sucedida do processo. A possibilidade de fazê-lo sem a inscrição tediosa, ganha pontos.
  8. Seguro: Múltiplas possibilidades de pagamento seguro para gerar confiança total no utilizador.
  9. Transparente: É interessante ter visível o carrinho de compras o tempo todo.
  10. Visionários: A conceção não só tem de se adaptar a cada um dos dispositivos atuais, como tem de antecipar o futuro.

Neste mesmo marco, Carlos Muñoz Carrillo, Delivery Manager e Especialista em Soluções de Customer Engagement da Stratesys, abordou quais são os requisitos que, do ponto de vista tecnológico, devem atender às novas plataformas de ecommerce, como é o caso de SAP Hybris. Entre outros, este profissional aponta que o uso de ferramentas de prototipagem rápida é recomendado; o uso de um gestor de conteúdo que pode evoluir e é sempre orientado para a experiência multi-dispositivo; o uso de tecnologia omnicanal para melhorar a experiência do utilizador ou a personalização do conteúdo que, por sua vez, deve ser dinâmico e baseado na navegação recente e na história de cada utilizador.

 

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