4 conselhos para ter uma comunidade ativa nas redes sociais

Apesar da recente  indústria criada em torno de seguidores nas redes sociais, a quantidade perde toda a importância quando não há qualidade. Neste sentido, na maioria das redes sociais há muitos relatos com milhares e milhares de seguidores… com quase nenhuma interacção nos seus conteúdos. Como é isto possível? Como explica David Peris-Mencheta, director da AMANO, a chave para gerir com sucesso uma conta a longo prazo é cultivar constantemente a sua comunidade com verdadeiros e empenhados seguidores do seu conteúdo. Qual seria a vantagem de ter uma conta com centenas de milhares de seguidores se eles não fizerem nada?

Estas são as quatro melhores dicas para manter uma comunidade activa de acordo com a AMANO:

#1. Primero, el contenido

Há já alguns anos, o conteúdo tem sido infocado como o elemento essencial na maioria das estratégias de comunicação. Por este motivo, é importante realizar uma pesquisa exaustiva do mercado para descobrir quais os temas que melhor se adaptam à sua marca. Existem muitas ferramentas online gratuitas para este fim, tais como o Facebook Audience Insights.

Quando soubermos do que queremos falar e conhecermos suficientemente bem o nosso público (faixa etária, interesses, hábitos de consumo, etc.), é essencial descarregar todas as ideias para um plano de conteúdo funcional e prático.

Antes de começar, faça a si próprio as seguintes perguntas: Vou partilhar conteúdos interessantes para os meus seguidores? Tenho conhecimentos suficientes sobre os temas de que quero falar? Estou tecnicamente preparado para fazer todos os meus posts com qualidade? Se não tiver respostas claras, provavelmente terá de se preparar um pouco mais.

#2. Interage com os teus seguidores

A partir do momento em que partilhamos conteúdos relevantes numa base recorrente, a relação com os nossos seguidores evolui e torna-se mais próxima – conseguimos captar a sua atenção! Começamos uma nova fase na qual, como tudo na vida, temos de ter cuidado.

Não estamos apenas a falar de responder sempre às mensagens e comentários dos nossos seguidores de uma forma atenta e atenciosa. Para manter uma comunidade activa, é também aconselhável manter uma relação estreita com os nossos seguidores: sabemos o que eles pensam do nosso conteúdo? Porque não pedir-lhes conselhos?

#3. Movimenta-te (muito)

Embora por vezes possamos desejar o contrário, as redes sociais não começam nem terminam nas contas das nossas empresas. São ecossistemas gigantescos com centenas de milhões de utilizadores que consomem conteúdos 24 horas por dia. Assim, se conhecermos bem o nosso ambiente digital, seremos capazes de aumentar exponencialmente a nossa visibilidade através de uma multiplicidade de acções.

Por exemplo, os hashtags são excelentes fontes para encontrar novos seguidores relacionados com a nossa actividade. Assim, uma agência imobiliária pode facilmente detectar potenciais compradores através de #decointerior na Instagram ou de um estúdio de tatuagem em Barcelona para novos clientes em #BCNTattoo. Outra forma que pode trazer muitos benefícios é através de colaborações: como pensa que os seus seguidores reagiriam se alguma figura relacionada com a sua actividade trouxesse conteúdo de qualidade à sua conta?

#4. Seduz os seguidores, em vez de os comprares 

Se tudo isto não tiver sido suficiente, queremos deixar claro que os falsos seguidores prejudicam a qualidade da sua marca. Não são credíveis, não fazem nada, e em breve tendem a desaparecer. A conclusão deve ser: a melhor estratégia para manter a sua comunidade activa é cuidar dos seus seguidores, oferecendo-lhes conteúdos e acções de qualidade. Tem repetido o mesmo sorteio nos últimos meses? É tempo de mudar a sua estratégia.

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