Dados como o do titular são aqueles que emergem a partir do estudo Investigación sobre el uso y la percepción del email marketing en España 2017 que a agência especializada em e-mail marketing, Digital Response, juntamente com Adigital publicou esta semana.

O estudo baseou-se num inquérito em que participaram 737 empresas de mais de 20 setores diferentes. O objetivo da pesquisa é conhecer o panorama empresarial no setor de e-mail marketing, quais as táticas e estratégias mais utilizadas e como são avaliados os resultados obtidos.

Para isso, foram feitas aos participantes perguntas tão relevantes quanto a segmentação que utilizam nas suas campanhas e o tipo de teste que realizam, como gerem o e-mail marketing, qual é a frequência definida para o envio, que tipo de programas implementaram, qual é o orçamento alocado para as ações realizadas ou quais são as receitas obtidas.

A Adigital destaca, por exemplo, que 57,67% das empresas participantes afirmam que o objetivo mais seguido com o e-mail marketing é gerar vendas, que 69% já implementam o responsive design nos seus e-mails ou que 44% afirmam que só dominam os aspetos essenciais da disciplina. O estudo também dedicou espaço para analisar as principais métricas do setor: taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de conversão, que foram comparadas com as obtidas em 2016.

O estudo é destinado a profissionais de marketing e é apresentado não só como uma ferramenta de comparação e análise das diferentes ações de e-mail marketing que estão a ser realizadas por empresas, mas também oferece a oportunidade de comparar os resultados e conclusões tiradas com as obtidas na última edição. Isso oferece, em suma, uma imagem muito real do estado e da evolução do e-mail marketing.

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