Com uma população de mais de 145 milhões, a Rússia é o nono maior país do mundo em termos de população. Menos de metade deles fazem regularmente compras online e no entanto é o 4º maior país da Europa em termos de consumo online, atrás do Reino Unido, França e Alemanha.

Com uma taxa de penetração do comércio eletrónico de 41% até 2019, a Rússia está ligeiramente abaixo da média mundial de cerca de 43%.

Em comparação com os EUA, o segundo maior mercado de comércio eletrónico do mundo depois da China, a penetração das compras online na sua população foi de 75%.

Contudo, esta grande diferença significa que ainda existe um enorme potencial de crescimento para o mercado do comércio eletrónico na Rússia. E já está numa trajetória de crescimento constante: as vendas globais do comércio eletrónico na Rússia aumentaram 11% e 13% numa base anual em 2018 e 2019, respetivamente, para um volume total de mercado de 19,6 mil milhões de dólares em 2019.

Tendo em conta os efeitos da COVID-19, o Statista Digital Market Outlook prevê que o mercado online russo quase duplique até 2020, em 20%, para um volume total de mercado de 23,6 mil milhões de dólares.

Considerando o panorama competitivo, o comércio eletrónico na Rússia é fundamentalmente diferente da maior parte do resto do mundo: muitos intervenientes estrangeiros têm-se mostrado relutantes em operar no mercado russo. Por conseguinte, as maiores lojas online da Rússia são quase exclusivamente nacionais.

As maiores lojas online da Rússia

A maior loja online da Rússia, e indiscutível, é a wildberries.ru, um mercado generalista centrado no segmento da moda que gerou vendas líquidas de 3,2 mil milhões de dólares em 2019 e lidera claramente o ranking das 10 maiores lojas online do país.

A segunda maior loja online russa por vendas líquidas em 2019 é mvideo.ru. O retalhista de eletrónica online gerou vendas líquidas de $1,4 mil milhões em 2019. O terceiro na linha é o ozon.ru, que é conhecido como a Amazon russa, atingiu vendas líquidas de 824 milhões de dólares em 2019. Os três primeiros são suscetíveis de alargar a sua liderança, dada a sua impressionante taxa de crescimento anual de mais de 80%.

Após um crescimento sólido de 63% em comparação com 2018, citilink.ru gerou vendas líquidas de $737 milhões em 2019 e é agora a quarta maior loja online na Rússia.

Com vendas líquidas de $730 milhões, dns-shop.ru continua perto do quinto lugar, embora com um crescimento ano-a-ano muito inferior de 33%.

Os escalões 6-10 estão ainda bastante afastados, com vendas líquidas em 2019 a oscilar entre 235 milhões de dólares e 384 milhões – com duas exceções, todas elas com um sólido crescimento de dois dígitos em relação ao ano anterior.

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram