O primeiro passo para conseguir vender é atrair clientes que querem comprar na tua loja no Facebook. Às vezes, esse processo pode parecer complicado ou difícil: como posso obter clientes interessados na minha loja? Como obtenho a atenção deles? O vendedor tem que ser capaz de atrair o maior número possível de potenciais clientes, deve saber dar-lhes aquele pequeno doce que, pelo menos, produz uma visita à sua loja no Facebook.

Para ajudar a facilitar e otimizar o processo de aquisição de clientes, a SocialBuy.com comentou cinco chaves essenciais que cada vendedor deve saber:

  1.     Comunica que tens uma loja no Facebook: é o primeiro passo que todo o vendedor deve cumprir. Os utilizadores não podem ir à procura da tua loja, deves levá-la até eles. Se os utilizadores não souberem que tu existes, a loja estará destinada a falhar.
  2.     Cuida dos teus clientes atuais: o word of mouth (ou boca a boca) está a tornar-se uma das figuras-chave para marcas e empresas. Os consumidores já não confiam cegamente na comunicação que é lançada, confiam no resto das pessoas do seu «lado» do processo, isto é, no resto dos compradores e clientes, sejam eles conhecidos ou não. Por esse motivo, o primeiro passo a ser superado para atrair um novo cliente é manter um existente. Não se trata apenas de oferecer perspetivas iniciais, mas de cumpri-las durante todo o processo de compra, de manter o alto nível de satisfação. Se os clientes estiverem satisfeitos, chegarão outros, porque não há comunicação mais poderosa que a de um consumidor feliz com a marca.
  3.     Oferece descontos especiais: de acordo com vários estudos, quase metade dos utilizadores do Facebook dizem que se tornam fãs de uma marca nessa rede social por causa da possibilidade de obter descontos em produtos e compras subsequentes. Nesse sentido, os descontos desempenham o papel de doce. Mostrar ofertas especiais ou apresentar descontos exclusivos é uma forma de motivar o cliente a fazer uma primeira compra que pode não ter sido planeada. Por outro lado, como dissemos, tão importante ou mais do que conseguir essa compra, é fazê-lo repetir, não ficar numa única visita à loja, mas poder tornar-se um cliente fiel a ela.
  4.     Considera os teus fãs potenciais clientes: que um dos teus fãs ainda não se tenha tornado teu cliente, não significa que não possa ser no futuro. Todos os utilizadores que seguem uma marca no Facebook estão interessados de uma forma ou de outra nessa marca, então os produtos que ela oferece na sua Loja do Facebook também lhe podem interessar. Por esta razão, é importante informar periodicamente e divulgar notícias, mudanças, ofertas, etc. que ocorram na loja, porque nunca sabes quando algo que é apresentado pode ser a faísca que acende o interesse dos fãs.
  5.     Tira proveito da informação que tens disponível: conhece os interesses dos fãs, sabe o que eles gostam, quais são seus interesses, etc. Pode ajudar a conectar a marca mais diretamente com eles, fortalecendo os vínculos que eles mantêm. Além disso, pode ser muito interessante torná-los participantes na configuração da loja, fazendo com que a loja não seja algo incrustado, mas algo co-criado. Dessa forma, os vendedores poderão descobrir o que os fãs esperam da sua loja no Facebook, adaptando-a às suas necessidades e desejos. E, por outro lado, os fãs sentir-se-ão amados pela marca, não apenas como compradores, mas como «parceiros», o que favorecerá a confiança proporcionada, um elemento importante para se tornarem clientes.

     As soluções do Facebook Commerce, como as Lojas Inteligentes do Facebook da Social-Buy.com, fornecem aos vendedores as ferramentas necessárias para poder cumprir as chaves anteriores e facilitar o processo de atrair novos clientes e converter os fãs em compradores.

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