Uma página de destino é, como o seu nome indica, a página do site na qual os utilizadores «aterram» depois de clicar num Call to Action (CTA).

O Landing é geralmente dedicado a uma promoção, um produto específico, uma campanha cujo tráfego vem de fontes externas para o seu site (campanha de e-mail, prémio, redes sociais …) ou diretamente de outras páginas do seu site, como, por exemplo, um post de blog.

Esta página é otimizada para um objetivo de conversão preciso: a recolha de dados para a venda de um produto ou serviço. A página de destino, em seguida, tem um lugar essencial no túnel de conversão da sua estratégia de marketing.

Cabestan aponta uma série de dicas para tornar a página de destino mais eficaz:

 

1) Uma descrição clara da oferta ou proposta e um objetivo de confiança

8 em cada 10 pessoas lerão apenas o título de Landing É inútil afogar o utilizador num dilúvio de informações! A tua tarefa é encontrar um título poderoso que seja consistente com o conteúdo.

A mensagem da página de destino deve então ser clara e o mais precisa possível. Nesta fase da relação, deves dar segurança ao visitante. Não hesites em incluir testemunhos de clientes ou ícones confiáveis. Os teus clientes são os embaixadores da tua marca e influenciam o aumento positivo da tua taxa de conversão.

Uma Landing deve ser partilhada pela comunidade. Se isso fizer sentido, podes convidar o utilizador a partilhar o conteúdo com a sua comunidade adicionando botões específicos para isso: Twitter, Facebook, google +. Por exemplo, o visitante acabou de baixar o livro branco, convida-o a partilhar o conteúdo através de redes sociais.

2) Um design otimizado e adaptado aos dispositivos móveis

É essencial manter a coerência gráfica entre o e-mail e a página de destino para não desestabilizar o utilizador. Não sobrecarregue a composição da página! Dar prioridade a textos curtos e concisos, por exemplo, usando traços ou figuras atraentes. A ideia é ter todas as informações úteis para que o utilizador não tenha que percorrer a tela ou esperar pelo fim de um download que pode significar um travão na conversão.

Mais de 45% dos e-mails são abertos em telemóveis ou tablets (barómetro trimestral da Associação Francesa de Telemóveis), a página de destino deve atender às normas de design recetivo.

Nós já evocámos num post anterior as vantagens do vídeo no e-mail. Longe de desviar os utilizadores da Internet do call-to-action essencial para qualquer conversão, o vídeo representa uma oportunidade considerável em que as vantagens do produto ou serviço serão claramente detalhadas de uma forma muito mais atrativa do que num longo texto explicativo.

3) Um call to action eficaz

Para provocar uma ação por parte do visitante, é necessário incluir um call-to-action impactante. Primeiro, especificar claramente para o utilizador o que se espera dele através de um botão claramente identificável: Register, Download …

Uma boa redação é essencial: «Compre agora», «Solicite um orçamento gratuito», «Baixe agora». A noção de urgência pode incitar o utilizador a agir.

Também se pode combinar a CTA com uma promoção: Inscreva-se e receba um ebook gratuito. Observe que a CTA deve responder a um problema do utilizador.

A visibilidade é o elemento essencial de um bom CTA, deve destacar-se na página graças a um design claro e localizado acima da linha de água.

4) O formulário: O Fator Chave no Processo de Geração de Líderes

A recolha de dados é o problema mais urgente numa página de destino. O número de campos num formulário pode variar de página de destino para página de destino, mas um formulário muito longo reduzirá a taxa de conversão. Guarde apenas os campos que precisa. Recomenda-se a identificação clara dos campos ou a inclusão de explicações suplementares para facilitar a tarefa aos utilizadores.

Também é possível preencher os campos de um formulário no e-mail com antecedência. Esta função, que requer integração Javascript, é muito útil e pode poupar tempo precioso  ao visitante.

5) Personalizar a página

Na lógica de personalização da rota do cliente, pode-se personalizar a mensagem da página de destino graças aos dados de navegação. Não hesite em criar páginas de destino diferentes de acordo com o perfil do seu público: centro de interesse, preocupações, localização, idade, etc.

A Landing é a janela do seu website e por isso necessita de uma atenção especial e de uma otimização constante. Para garantir isso, meça e otimize as conversões com ferramentas de Web analytics, teste A/B em diferentes variáveis.

 

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram