54% dos consumidores portugueses estão preocupados com subida de preços nas compras de natal

A Salesforce divulgou o mais recente Salesforce Holiday Insights Survey, que pretende analisar os hábitos dos consumidores na quadra natalícia.

O relatório destaca que 54% dos portugueses se mostram preocupados com a atual subida de preços, e ainda 46% demonstram alguma preocupação com o facto de terem menos dinheiro este ano para gastarem nesta época festiva.

Ainda assim, o relatório revela que haverá mais portugueses a comprarem presentes. Com 80% dos consumidores nacionais a comprarem presentes de natal o ano passado, em 2021, o número sobe para 86%.

Loja física ou online?

Quanto ao formato da compra, 74% dos consumidores irão comprar presentes de natal em lojas físicas, mas 77% irá também fazer alguma compra online.

Chegado o momento da compra, aquilo que os portugueses mais valorizam é a qualidade do produto (74%), sendo que os descontos a que estão sujeitos também faz parte das prioridades para a grande parte (71%) e, por outro lado, um número crescente (este ano 22%) tem destacado a sustentabilidade como fator de escolha relevante.

Temos assistido a muitos operadores do retalho a optarem por menos campanhas de descontos, devido às limitações de disponibilidade de produtos, pelo que tem havido um maior foco nos programas de fidelização. Os consumidores irão perder no jogo dos descontos este ano, principalmente os que deixam as compras para a última hora.

Rob Garf, Vice-Presidente e Diretor Geral de Retalho na Salesforce

Compras de Natal em novembro

A verdade é que tanto em 2020 (45%) como este ano (57%), a maioria dos portugueses começa a fazer compras de natal em novembro, não havendo tendência de antecipação, muito embora hajam diferentes questões que preocupam os consumidores lusos, nomeadamente as questões de segurança contra a pandemia, uma vez que, chegando o momento de fazer compras, 51% dos consumidores demonstram alguma preocupação em fazerem compras em lojas físicas e de forma presencial.

A principal conclusão do relatório revela que quase a totalidade dos consumidores online (80%) abandonam as marcas e lojas online após três más experiências.

O relatório divulga ainda que o retalho mundial perde 100 mil milhões de dólares por ano devido a ineficiências na execução das lojas online e offline.

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