O mais recente WorldPanel de Kantar sobre comércio eletrónico, que analisou as características do comprador de ecommerce e as preferências de envio dos produtos, indica que atualmente mais de 11,5 milhões de famílias (65,8%) compram produtos através da Internet. 68,4% destes, consideram o tempo de receção da encomenda muito importante e, além disso, 7 em cada 10 consumidores valorizam positivamente ter a capacidade de agendar a entrega de uma forma flexível.

Estes dados mostram a importância que a entrega imediata está adquirir e a necessidade de poder oferecer uma ótima experiência de compra ao consumidor de ecommerce.

Estes dados mostram a importância que a entrega imediata está adquirir e a necessidade de poder oferecer uma ótima experiência de compra ao consumidor de ecommerce.

No entanto, para as empresas, este modelo coloca uma série de desafios que devem ser combinados de forma eficiente e rentável com o funcionamento do negócio face à crescente procura dos consumidores:

  • Rapidez e fiabilidade: Os atrasos nas entregas são uma das principais causas de reclamações nas lojas online e uma das principais causas de má reputação para o ecommerce; de facto, 5 em cada 10 compradores online consideram essencial poder receber a sua encomenda numa hora. Entrega imediata significa ser capaz de gerir as encomendas de forma rápida e fiável. Para isso, as capacidades tecnológicas e analíticas devem estar atualizadas com as novas necessidades dos consumidores. Nesta linha, a Stuart oferece a máxima flexibilidade sem custos adicionais com os seus sistemas de multi-entrega, onde a partir de um mesmo ponto de recolha (estabelecimento, empresa ou armazém urbano) permite até oito pontos de entrega diferentes numa única viagem, proporcionando economia de custos aos clientes e reduzindo os tempos de envio.
  • Custos: Até à pouco tempo, a última milha era um aspeto complexo do negócio e muitas vezes parecia um processo caro que só as grandes empresas podiam pagar. No entanto, essa premissa é diluída quando falamos das novas soluções de logística urbana, como a Stuart. As empresas podem entregar os seus produtos de forma imediata ou programada com uma capacidade logística tão poderosa como o grande ecommerce, mas a um preço acessível, evitando custos fixos, comissões ou custos de infra-estrutura. Neste sentido, o estudo mostra-nos que são as famílias da capital com 60,4% que mais apreciam ter um serviço de entrega que se adapta aos seus horários, embora isso significa um suplemento no preço final.
  • Conveniência: Devido ao ritmo frenético de vida que é levado nas grandes cidades, a opção de oferecer entregas personalizadas tornou-se um serviço necessário para muitas empresas, onde os dias de atividade máxima são geralmente nos fins de semana e feriados. De facto, 8 em cada 10 agregados familiares dão quase tanta importância à existência de facilidades de entrega como ao seu preço e qualidade. O consumidor atual dá prioridade à opção de escolher à sua conveniência uma entrega rápida ou agendada na página de checkout do comércio, o que, por sua vez, pode ajudar a reduzir o custo das encomendas não entregues aos clientes ausentes. Por outro lado, 63% dos domicílios dão muita importância a aspetos como a opção de receber o seu pedido dentro de 1 hora, em determinados horários ou até mesmo nos fins-de-semana. Stuart conta com funcionalidades avançadas e análises de big data na sua plataforma tecnológica que lhe permite fazer recolhas em menos de 7 min. em média, entregas em menos de 1h (com uma média colocada em 24 min.) durante os 7 dias da semana.
  • Transparência e comunicação: A revolução digital criou um consumidor com necessidades mais exigentes onde a transparência converteu-se numa prioridade. No mundo do ecommerce, conhecer o estado e a situação das encomendas deixou de ser um serviço de valor acrescentado para passar a ser uma realidade necessária. Existem atualmente fórmulas que permitem conhecer em todos os momentos onde está a encomenda e quanto tempo levará para obtê-los. Ter um parceiro de entrega imediata que fornece um tracking seguro e em tempo real onde o comércio tenha controlo total é muito valioso para empreender com sucesso o processo. De acordo com o estudo, as casas na capital, com 91,4%, são os que mais valorizam ter uma aplicação que lhes permite acompanhar o seu pedido. Uma boa comunicação entre o remetente, o distribuidor e o destinatário é essencial para garantir uma entrega eficiente, rápida e sem problemas. Gerir os requisitos de expedição para o cliente e mantê-lo informado sobre o estado da sua encomenda permite evitar incidentes e assegura a satisfação final do utilizador.

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