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Qual a importância do SEO em 2021? É preciso primeiro entender o que é SEO. SEO é um dos métodos mais importantes a ter em conta quando se está a trabalhar com o meio digital. Não sabes o que significa esta abreviatura? Pois bem, desdobrada significa Search Engine Optimization, sendo que numa tradução literal para português equivale a Otimização para os Motores de Pesquisa.

Como muitos devem saber a posição em que os nossos trabalhados aparecem nos motores de busca, como o Google ,não é feita aleatoriamente. Existe sim um conjunto de técnicas que te permitem posicionares melhor nestes motores. Este posicionamento pode ser o início ou o fim de um trabalho, desde logo porque atualmente vivemos numa sociedade em que o tempo é precioso. Cada vez mais o utilizador do online quando executa a sua pesquisa procura por conseguir todas as suas respostas num só site, sem ter que recorrer a outros, e preferencialmente que este site seja logo o primeiro nas opções que o motor de busca lhe disponibiliza. Tudo isto é conseguido através da utilização correta das técnicas de SEO.

Os benefícios que o uso correto do SEO pode oferecer são incalculáveis. O SEO tem a capacidade de fornecer toneladas de tráfego gratuito e transformar um projeto digital. Contudo os mais experientes nesta área do online explicam que trabalhar com esta ferramenta é uma espécie de «senso comum». É como andar de bicicleta, uma vez que se aprende nunca mais de esquece.

Agora que já compreendemos a a importância do SEO , vamos ver algumas dicas para melhorares o teu posicionamento no motor de busca da Google.

4 dicas de SEO essenciais para melhorares ou posicionamento do seu projeto

Existem 4 fatores fundamentais quando falamos de posicionamento de SEO. Antes de mais é necessário compreender que estes podem ser agrupados em dois grupos:

Vamos descobrir quais são então os 4 fatores a ter em conta!

Fatores de conteúdo

Pesquisa – Escrever para o utilizador: É essencial que o criador de conteúdo utilize uma linguagem correta que vá ao encontro do seu público-alvo. Como tal este deve ser capaz de efetuar uma pesquisa onde encontre os assuntos sobre os quais os utilizadores se interessam e procuram. Para ter acesso a esta informação basta recorrer à Google Keyword Planner , um serviço para empresas que anunciam no Google. O Google informa sobre o número de pessoas que realizam uma determinada pesquisa para que possam ajustar o orçamento das suas campanhas. Para além disso é importante que consiga ir direito ao ponto, como tal opte por títulos simples, com linguagem direta que permita aos motores de busca identificarem facilmente as temáticas que os seus conteúdos trabalham.

Intenção de pesquisa: Ainda há muita gente que desvaloriza este passo, contudo ele é fulcral para atingir o sucesso. Crie conteúdo capaz de satisfazer a necessidade do seu consumidor, ou seja, o seu conteúdo deve ser capaz de resolver as dúvidas dos usuários e fornecer-lhes as informações necessárias para gerar uma ação por parte destes, como uma compra. Para ter sucesso nesta etapa deve não só pesquisar o que o consumidor procura através da Google, como também ser empático e colocar-se da pele deste questionando-se sobre:

Perguntas de SEO para fazer

Por último, mas não menos importante, é fulcral compreender que formato deve adotar dependendo das temáticas e produtos, e mais uma vez, nada melhor que o Google para descobrir se usar o vídeo será melhor que a imagem. Por exemplo quando pesquisamos no Google por «Como crescer nas redes sociais», o motor de busca disponibiliza-nos um conjunto de links para peças jornalísticas e blogs, e só posteriormente nos apresenta algumas opões de vídeos. Contudo se pesquisarmos por » Como dar um nó de gravata» os primeiros resultados que a Google nos dá são vídeos, seguidos de imagens, e por último os sites. Cada temática tem a sua forma de criar e apresenta conteúdo.

Seo Onpage: Nesta fase é necessário ter em conta 5 aspetos para melhorar a página de SEO.

  • Conteúdo: o conteúdo deve ser capaz de satisfazer todas as necessidades do usuário. Antes de começar a criar deve existir uma pesquisa sobre o que há no motor de busca em torno da temática.
  • Título: é pouco provável que quando o utilizador pesquise algo, digite corretamente o nosso título. Contudo o uso de palavras chaves nesta melhora definitivamente o nosso posicionamento e aumenta a probabilidade de sermos encontrados. Para além disso, um bom título também é atraente. Está mais que comprovado que um título cativante gera cliques.
  • Subtítulos: A principal função das legendas (também chamadas H1, H2, H3, etc.) é organizar o conteúdo e torná-lo mais legível, para tal é necessário que incluam as palavras-chave ou variações a serem posicionadas. Isso dará maior relevância ao artigo.
  • Meta-descrição: Meta descrição é o texto que acompanha os resultados da pesquisa. Por padrão, o Google exibe um pedaço do seu texto que inclui a palavra-chave, mas se você quiser personalizá-la, você pode através do Yoast SEO. Embora não melhore diretamente o seu posicionamento, tal como no caso do título, um texto cativante atrai cliques.

  • Link interno: O link interno são os links que você inclui em seu conteúdo para outros artigos no mesmo site. Eles são importantes porque permitem que você envie tráfego para outras partes do seu site, aumentando assim o tempo total de permanência do usuário, bem como por permitirem que controle o texto com o qual você vincula seu conteúdo (o chamado texto âncora), dando-lhes mais relevância aos mecanismos de busca para essa palavra-chave.

Links

A montra da google

SEO Ofpage: Esta vertente está diretamente ligada a fatores de posicionamento que não dependem do conteúdo.  Geralmente aqui encontram-se os links para o conteúdo, também conhecidos como links externos. Estes elementos funcionam como uma espécie de montra na Google. Existem algumas formas de se conseguir ter acesso a links externos como, entrevistar influencers, criar relações com colegas da área e consumidores, utilização das redes sociais, publicar em fóruns, escrever comentários, produzir conteúdo com possibilidade de ligação, entre outros…

Agora que já entendemos a importância do SEO só te falta pôr tudo em prática!

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