Ecommerce Day Portugal: Ações de tráfego para obter vendas extra na campanha de Natal

No dia 5 de novembro realizou-se o eCommerce Day Portugal organizado pela eCommerce News Portugal com emissão em direto a partir do Museu do Oriente, em Lisboa. O evento digital com streaming online para os participantes alcançou cerca de 400 visualizações.

O evento foi patrocinado por Correos Express, Tradedoubler, Packlink, Raja, Amvos Digital e IPAM; a quem agradecemos pelo seu inestimável apoio, sem o qual este evento não teria sido possível

Javier Hernández Racionero – Fisherman Digital Marketing Partners

Diretor de Estratégia

Javier Hernández foi um dos grandes nomes presentes na primeira edição do eCommerce Day Portugal.

Em representação da Fisherman, trouxe-nos algumas ações de tráfego para obter vendas extra na campanha de Natal.

Ter o stock necessário. Ter os servidores no ponto, preparados para potenciais aumentos de tráfego. Ter o máximo cuidado com as descrições nas fichas de produto. Ter os nossos gateaways de pagamento prontos. Ter planos preparados com os serviços de logística. Despesa, despesa e mais despesa. O mais importante está em falta: tráfego para o nosso website. Nestas datas, o preço sobe e nem todos temos o orçamento para o conseguir ou para competir com os gigantes.

Nesta sessão, damos-lhe algumas dicas para obter tráfego extra, válido para esta campanha, como para qualquer outra.

O gasto médio no Natal é de 380 euros e 25% realiza as suas compras de Natal online. Os números foram fornecidos pela Deloitte e são referentes a Portugal no Natal de 2019.

O mesmo padrão é repetido ano após ano:

  • Pico de compras na semana antes do Natal;
  • No início de outubro começa o interesse em comprar o “presente de Natal”.

Fonte: Deloitte, 2019

10,7% dos portugueses gasta mais de 50% do seu orçamento para as compras de Natal na Black Friday enquanto que 68% dos portugueses aproveita para fazer compras de Natal na Black Friday.

Este ano, as compras de Natal terão um período ainda mais longo dado que a maioria da população começa a comprar mais cedo de modo a evitar a grande confusão que serão os centros comerciais e os consequentes ajuntamentos de pessoas.

Outras compram antecipadamente com medo que na altura que se dirijam às lojas físicas estas estejam encerradas devido ao aumento de casos provocados pela pandemia e subsequentemente, resultando num confinamento e no encerramento das lojas.

Assim, muitos são os novos consumidores a dirigirem-se para o online, tendo acelerado a digitalização de uma forma abismal, atingindo valores que apenas eram esperados daqui a 5 anos.

Tipos de clientes online no Natal 

De acordo com Javier, existem 3 tipos de clientes e cada tipo necessita de uma estratégia:

  • Price Seekers;

  • Time Savers;

  • Product Hunters.

Os price seekers têm como principal objetivo obter o melhor preço.

Eles sabem que no Natal não há boas ofertas no final, então procuram e procuram, e procuram novamente o melhor preço, até o conseguirem.

Assim, Javier define como a sua fraqueza: o preço. O consumidor utiliza fontes de tráfego muito orientadas para o preço como o Google Shopping.

Assim, de modo a atrair este tipo de consumidor, é necessário criar promoções mesmo que elas não existam.

Os time savers têm como principal objetivo a poupança de tempo e máxima conveniência no processo de compra/entrega.

A importância destes compradores está a crescer neste momento porque procuram o melhor serviço logístico, com as melhores opções.

Assim, Javier define como a sua fraqueza: o serviço.

Para atrair este tipo de consumidor:

  • Informe as suas vantagens do melhor serviço nos próprios anúncios, no início da cadeia de recrutamento;
  • Ofereça possibilidades suficientes para cobrir todos os seus clientes, não muitos, não poucos… selecione os melhores e ofereça-os ao preço certo.

Os product hunters têm o mesmo objetivo que os time savers, porém a sua fraqueza é o produto.

Se é uma empresa e tem aquele produto que ninguém tem em stock e que todos querem, comunique isso a toda agente com a maior rapidez possível. 

Encontre as pessoas que exigem o seu produto, não espere que elas o encontrem.

Principais dicas de Javier para o Natal de modo não cair nos pecados mais habituais:

  • Verificar o investimento;
  • Saber quando começar a sua campanha;
  • Ter em atenção como se mostra aos outros;
  • Saber quem lhe compra.

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