BMW e Alibaba assinaram um Memorando de Entendimento para a sua parceria estratégica em Pequim. Aderindo ao princípio de «vantagens complementares e cooperação mutuamente benéfica», as duas empresas irão alavancar os seus próprios recursos e realizar uma ampla cooperação em matéria de branding, marketing, canais, operações end-to-end, serviços e tecnologia da informação. O intuito é implementar a estratégia de digitalização em todo o processo comercial da BMW e permitir aos concessionários fornecer uma experiência digital abrangente, bem como online-to-offline para os clientes.

A colaboração entre diferentes setores empresariais e o intercâmbio aberto de inovação são indispensáveis para acelerar a transformação digital em curso da nossa empresa. Como uma das empresas tecnológicas líderes na China, Alibaba tem competências únicas em termos de tecnologias digitais, plataformas e canais de clientes de grande escala, bem como operações orientadas para o consumidor. Temos o prazer de unir forças para criar experiências holísticas de marca digital online-to-offline para os nossos consumidores chineses, aumentando ao mesmo tempo a nossa carteira de produtos e serviços digitais.

Jochen Goller, Presidente e CEO do BMW Group China

Apoiar os comerciantes com tecnologias digitais e acelerar o crescimento dos negócios

De acordo com o memorando de entendimento, a BMW e a Alibaba lançarão em conjunto as primeiras plataformas de vendas e serviços online envolvendo concessionários de marcas de automóveis premium para criar uma experiência digital abrangente do início ao fim, e online-to-offline. No futuro, o tráfego online será dirigido aos concessionários BMW para criar mais oportunidades de negócio para eles. Além disso, com a ajuda do sistema de afiliação Alibaba, a BMW e a MINI lançarão serviços de afiliação de marcas e campanhas de marketing nas várias plataformas online da Alibaba para melhorar a fidelidade dos clientes, aumentar o seu nível de atividade e impulsionar o crescimento do negócio.

Serviços abrangentes para criar uma experiência de consumo multi-negócio e multi-cenários

Com o apoio da ABOS, a BMW e os seus concessionários irão acelerar a transformação digital da rede de concessionários na China com o objetivo de fornecer aos clientes chineses serviços e experiências de digitalização de maior qualidade, mais convenientes e personalizados. No futuro, os clientes poderão adquirir veículos BMW e MINI online, registar-se como membros da comunidade da marca para benefícios exclusivos, bem como fazer reservas online para serviços incluindo test drives, reparações e manutenções com o apoio dos concessionários. Ao tomar decisões sobre a compra de um carro, os serviços financeiros online guiarão os clientes para os pacotes financeiros mais apropriados e os planos para satisfazer as suas várias necessidades financeiras.

No futuro, a BMW e Alibaba trabalharão em conjunto com concessionários para construir o sistema operacional abrangente da BMW que fornece aos clientes um serviço de ligação completo que integra «visualização, compra e manutenção de carros» através das múltiplas plataformas do ecossistema Alibaba tais como Taobao, Tmall, Alipay e Amap. O seu objetivo é reformular experiências de serviço centradas no cliente, business-to-business e multi-cenários.

A cooperação para liderar as atualizações digitais na indústria

Atualmente, o comércio e a economia digital estão a prosperar e a mudar as expetativas e o comportamento dos consumidores. Como fabricante internacional de automóveis inovador, a BMW está a acelerar a transformação digital. Em 2019, o Grupo BMW criou a Lingyue Digital Information Technology Co., Ltd. para implementar a sua estratégia digital e promover o marketing global, gestão de vendas e gestão do ciclo de vida dos clientes da BMW na China. Lingyue apoia a transformação das operações centradas no cliente da BMW, cria uma experiência premium para os clientes, bem como valor para o crescimento contínuo dos concessionários e da BMW.

Na era digital, as operações comerciais estão a ser transformadas. A digitalização eficiente representa um processo de atualização holístico e sistemático. Alibaba aproveitou a sua experiência, capacidades e sucesso para integrar totalmente o seu negócio diversificado, utilizando a computação em nuvem e as principais tecnologias de dados para criar ABOS, um serviço único concebido para apoiar as empresas com a digitalização. A ABOS ajuda as empresas concentrando-se em 11 elementos centrais do negócio: marca, produtos, vendas, marketing, canais, fabrico, serviços, finanças, logística e cadeia de fornecimento, organização e tecnologia da informação, o que permitirá um funcionamento digital integral na nova era.

A parceria entre a BMW e Alibaba na digitalização é outra demonstração de que a BMW está a levar a transformação digital para a via rápida. A BMW torna-se o primeiro fabricante de automóveis a tirar partido da ABOS. A BMW e Alibaba estabelecem uma nova referência para a digitalização de atualizações na indústria automóvel. No futuro, ambas as partes trabalharão em conjunto para ajudar os concessionários a procurar oportunidades de crescimento comercial, impulsionar a digitalização na indústria automóvel e na vida, e trazer mais benefícios aos clientes e concessionários.

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