Análise do impacto do COVID19 em Itália: o comércio eletrónico triplica em tamanho

O coronavírus deu um impulso ao setor do comércio electrónico em Itália, gerando volumes impressionantes: triplicou o seu volume desde o início da quarentena. Embora o “boom” tenha sido impulsionado pela situação excecional, todos os peritos assinalam que as alterações no consumo deixarão também alterações estruturais no futuro.

O impulso para a digitalização tem sido um dos efeitos indiretos do coronavírus, sendo fundamental para encurtar o tempo de desenvolvimento do setor. Além disso, os peritos assinalam que este poderá ser o mercado com o crescimento mais rápido do mundo até 2020 (+55 %).

Quanto à Itália, segundo dados de um estudo Netcomm Forum Live 2020, o valor mais interessante refere-se ao aumento de novos consumidores em linha: nos primeiros 4 meses do ano, a Itália acrescentou 2 milhões de novos compradores digitais. Para colocar estes dados em perspetiva, no mesmo período do ano passado, 700.000 pessoas fizeram a sua primeira compra online. No final do mês de Abril, a Itália tinha um total de 29 milhões de compradores.

Comércio eletrónico durante o bloqueio

O comércio eletrónico em Itália revelou-se um canal estratégico, especialmente durante o encerramento de empresas, porque permitiu limitar escoamentos desnecessários e responder em grande medida ao aumento exponencial da procura de bens essenciais.

Registou-se um grande crescimento no número de novos utilizadores, elevando para 29 milhões o número total de gazelas italianas. Alguns destes compradores já estavam digitalizados, mas com hábitos diferentes dos que tinham durante a quarentena, que tem vindo a adaptar a sua forma de consumo para responder às necessidades impostas pela emergência.

No entanto, alguns grupos de pessoas altamente digitalizadas sofreram inicialmente com o declínio de alguns serviços de comércio eletrónico, como a Amazon, por exemplo, que impediu durante algum tempo todos os seus envios não essenciais.

O Click & Collect, a estrela das entregas

O “boom” das entregas ao domicílio criou uma tensão na organização entre a logística e as compras. Neste contexto, e para facilitar o número de entregas, houve uma solução estrela: o Click & Collect, um paradigma que se consolidará também no futuro, uma vez que permite flexibilidade, adaptação às necessidades de mobilidade e, acima de tudo, distância social.

A Itália registou igualmente um aumento exponencial das pequenas e médias empresas que se organizaram rapidamente para adotar canais digitais e entregas ao domicílio.

Categorias de produtos em crescimento

Os setores que registaram o maior aumento incluem: cuidados a animais de estimação (+ 154%), alimentos frescos e embalados (+ 130%), produtos de cuidados ao domicílio (+ 126%) e cuidados de beleza (+ 93%). Todas as categorias são consideradas “emergentes” no contexto do comércio eletrónico.

Por outro lado, setores considerados como motores de maturidade e taxa de penetração, como a moda e o turismo, abrandaram, mas globalmente, mesmo os retalhistas que sofreram um declínio nas vendas continuam a registar um aumento dos seus clientes durante o período de encerramento (77%).

Comércio electrónico pré e pós COVID19 em Itália

Antes do COVID-19, os dados relativos ao comércio eletrónico já eram encorajadores em Itália. Representou um motor de crescimento para todo o comércio com um valor de 31,6 mil milhões de euros, um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

No entanto, apesar do “boom” registado nos primeiros meses deste ano, o setor será afetado por uma quebra generalizada do consumo, das despesas de consumo médio e da crise das exportações, que representam uma grande parte do rendimento deste mercado. Por conseguinte, é pouco provável que as perdas sejam compensadas pelo “boom” inicial.

No entanto, este facto sublinhou a importância do canal em linha como alternativa complementar ao canal físico, derrubando muitos obstáculos, como os relacionados com a utilização de pagamentos digitais.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Scroll to Top