App Dona Rosa: «Queremos ser uma empresa dinâmica que se adapta constantemente às necessidades do mercado»

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O ecommerce está a chegar cada vez a mais áreas do quotidiano e a app Dona Rosa, o primeiro serviço em Portugal de recolha e entrega de lavandaria, engomadoria e limpeza a seco ao domicílio, através de uma app mobile, é prova disso. Na Ecommerce News Portugal tivemos a oportunidade de conversar com os fundadores desta app, Tomás Noronha e Rodrigo Ruiz, que nos apresentaram a «Dona Rosa».

Ecommerce News Portugal (EcN): O que é a app Dona Rosa?

Tomás Noronha e Rodrigo Ruiz (T&R): A Dona Rosa é uma espécie de Uber das lavandarias. É a primeira app de serviços de lavandaria, engomadoria e limpeza a seco ao domicílio, em Portugal.

EcN: Como e quando surgiu a ideia?

T&R: A ideia surgiu algures em 2018. A necessidade foi identificada dentro de um grupo de amigos em que se chegou à conclusão que as entregas e recolhas das lavandarias naquela altura ainda eram muito pouco práticas, muito pouco convenientes e com grandes tempos de espera para tratamento da roupa.

EcN: Quem faz o serviço, passar a ferro, lavar, etc? (risos)

T&R: Trabalhamos com lavandarias parceiras que nos prestam esse serviço.

EcN: Quem é o vosso cliente? Faixa etária de que idade?

T&R: A maioria dos nossos clientes são agregados familiares relativamente jovens (dos 30 aos 45). No entanto temos clientes que vão dos 25 aos 80 anos.

EcN: Quem pode requisitar estes serviços? Só os lisboetas?

T&R: Neste momento estamos em: Lisboa, Oeiras, Cascais, Amadora, Odivelas, Sintra (quase todo o concelho), Loures e Almada. Estamos ainda a planear a expansão para o Porto num futuro muito próximo.

EcN: Têm um espaço físico? Se sim, onde e qual o conceito/objetivo? Se não, estás nos planos? 

T&R: Temos um armazém para guardar as carrinhas e preparar a nossa operação. Para já, não está nos planos adquirir mais espaços.

EcN: 24 horas ao serviço de 2ª a Domingo. O cliente pode escolher a hora da entrega? Estes serviços exigem um preço extra? 

T&R: As 24 horas ao serviço significa que a app funciona 24h por dia. As recolhas e entregas ocorrem entre as 16h e as 24h. O cliente é responsável por fazer o agendamento (dia e hora). As recolhas e entregas ocorrem entre as 16h e as 24h.

Não exigem um preço extra. No entanto, é necessário perfazer o valor mínimo de 20€ em serviços para fazer um agendamento.

EcN: Quais os métodos de pagamentos que têm disponíveis? E qual o mais utilizado?

T&R: Neste momento temos disponíveis os métodos de MBWay, Entidade e referência e Cartão de crédito. O MBWay é sem dúvida o mais utilizado.

EcN: Alguma novidade que estejam a planear para breve? Quais os planos para o futuro?

T&R: Temos sempre novidades em pipeline. Queremos ser uma empresa dinâmica que se adapta constantemente às necessidades do mercado. Estamos a estudar a inclusão de novos serviços ao domicílio.

O nosso objetivo a longo prazo é que o nosso serviço esteja disponível para o maior número de portugueses possível. E a curto/médio prazo expandir internacionalmente.

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