Se há uma coisa que os fundadores querem mais do que clientes, é publicidade. Quando falamos de publicidade, referimo-nos a menções, referências e links para meios altamente representativos como a Forbes, Huffington Post, El Mundo e muitos outros.

Não é surpresa nenhuma, portanto, que os jornalistas que contribuem para estes sites sejam bombardeados com petições e até mesmo «subornos» em troca de uma inclusão nos seus artigos. A verdade é que a realidade é diferente!

Uma única menção num meio de comunicação não terá tanto efeito sobre o marketing como se poderia pensar.  É claro que algumas pessoas irão visitar esse site, outras até se lembrarão do nome da marca, mas esse efeito também corre o risco de diminuir rapidamente.

A longo prazo, é provável que uma busca por menções na media seja uma das estratégias de RP menos eficazes. Se está a perguntar o que fazer nesta ocasião, continua a ler, porque vou mostrar aqui 6 estratégias que te ajudarão a aumentar o conhecimento da marca.

Estratégia #1. Aproveitar as conexões com influencers da indústria

Está provado que o marketing influencer é uma grande tática para qualquer empresa. Não é segredo que é mais provável que os clientes confiem numa nova empresa se ela for recomendada por alguém que conhecem e respeitam.

As marcas também estão a perceber isto. De acordo com Tomoson, as empresas estão a ganhar até 20 dólares por dólar gasto em marketing influencer. Cinquenta e um por cento das empresas admitem que obtêm melhores resultados do marketing influencer do que de outros canais.

Portanto, não é de admirar que o marketing de influencers esteja no topo da lista dos canais de aquisição dos clientes mais lucrativos. E aqui vem a nossa primeira oportunidade de relações públicas!

Alinhar-se com as pessoas que acompanham o nosso público é uma forma imbatível de obter visibilidade para a empresa. Por exemplo, em empresas como a SEMrush o influencer marketing devolve resultados diferentes.

Trata-se de construir relacionamentos com influenciadores que às vezes são editores em sites como o Huffington Post.

Estratégia #2. Promover a startup em eventos importantes da indústria

Os eventos da indústria são uma oportunidade incrível para aprender algo novo, acompanhar as novas tendências e ser inspirado pelas principais figuras da indústria. Além de tudo isso, os eventos oferecem a oportunidade de promover startups. Aqui estão algumas dicas sobre como usar eventos para RP:

  • Cria sempre um perfil de assistente. Claro, se o organizador do evento lhe oferecer essa opção.
  • Escolhe um par de apresentações relacionadas com o seu produto ou marca. Pesquisa os seus tópicos e prepara as perguntas que poderias fazer durante uma sessão de perguntas e respostas. Isso ajudar-te-á a ser visto pelos influenciadores e permitirá que te conectes com eles mais tarde num break.
  • Agenda reuniões com pessoas interessantes antes do evento. Aproxima-te deles e pede alguns minutos do seu tempo. Dá-lhes uma razão pela qual a reunião será benéfica para ambas as partes.
  • Entrevistar outras pessoas. Muitos líderes da indústria terão prazer em falar sobre o tema do teu discurso e mais do que de bom grado, especialmente se mais tarde publicares os seus conselhos.
  • Dá speeches nos eventos. Afinal, esta é uma grande oportunidade de publicidade.

Estratégia #3. Aproveitar o teu blogue

Claro que já ouviste mil vezes todos os argumentos possíveis a favor de ter um blogue de negócios. Pode ajudar-te a aumentar a autoridade, o conhecimento da marca e a gerar potenciais clientes. Mas há outra razão pela qual deves aproveitar o blog da tua empresa. Há uma tendência crescente dos jornalistas consultarem diariamente os blogues para obterem histórias interessantes, insights, dados e estatísticas. Estes profissionais exploram a web, à procura de informações novas e atualizadas para enriquecer as suas histórias.

Ao publicar conteúdo de interesse jornalístico, podes transformar o teu blog numa grande montra focada em todos os meios de comunicação que possam estar interessadas. O conteúdo deve ser cuidadosamente planeado e desenvolvido com base numa compreensão completa das necessidades do nosso público-alvo.

Neste sentido, contas com ferramentas como Google Analytics, Similarweb e SEMrush.

Estratégia # 4: Oferecer valor aos jornalistas

Por mais que tentes, não é possível forçar um jornalista a cobrir qualquer marca ou produto. O que podes fazer é dar-lhes alguns incentivos que podem fazê-los reconsiderar. Por exemplo, podes oferecer uma opinião especializada sobre tendências da indústria, partilhar experiências pessoais, fornecer dados de propriedade e até mesmo transformá-los numa infografia que fornece conteúdo visual para enriquecer a peça.

Os jornalistas estão constantemente à procura de fontes e se os envolveres com a tua resposta, muito provavelmente vão, em troca, dar uma referência para a tua startup.

Estratégia # 5. Enviar guest posts para Websites Populares

Admitir a participação de convidados nas nossas publicações é um velho truque do livro mestre de Relações Públicas. Acredita em mim se te disser que funciona. Os Blogs de convidados são mutuamente benéficos tanto para a publicação como para o lançamento da tua startup, porque te dá a oportunidade de associar o teu nome, enquanto partilhas dicas úteis com pessoas que poderiam potencialmente tornar-se os teus utilizadores.

Por outro lado, a publicação recebe conteúdo de qualidade escrito a partir de uma nova perspetiva. Esta é a principal razão pela qual Entrepreneur.com, Harvard Business Review, Inc.com, Forbes, Fast Company e muitos outros aceitam conteúdos originais e atraentes de importantes colaboradores externos.

Ao utilizares esta estratégia, não te esqueças de rever as diretrizes de submissão da publicação e não te esqueças de enviar conteúdo valioso. Com o tempo, verás o teu nome aparecer nos grandes sites, o que levará a uma maior autoridade e disseminação generalizada de informações sobre a sua marca.

 

Para concluir, gostaria de partilhar alguns conselhos práticas finais.

  1. Segue quem menciona a tua marca.
  2.   Mantém os olhos abertos para as atividades de RP dos concorrentes.
  3. Aprende mais sobre as suas ideias de conteúdo de sucesso e use-as nas suas campanhas.

 

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