Um novo estudo da Juniper Research descobriu que os operadores móveis vão gerar 27 mil milhões de dólares a partir de mensagens SMS relacionadas com autenticação multi-fator em 2022, em comparação com os 25 mil milhões de dólares registados em 2021.
A pesquisa prevê que esse crescimento de 5% será impulsionado pelo aumento da pressão sobre os provedores de serviços digitais para oferecer autenticação altamente segura que reduz o risco de violações de dados e protege a identidade do utilizador. A autenticação multi-factor combina duas ou mais credenciais para verificar um utilizador ou transacção. Isto inclui o envio de um SMS que contém uma senha ou código único para o número de telemóvel único de um utilizador.

A pesquisa, Mobile Authentication: Future Strategies & Market Forecasts 2022-2027, apela aos operadores para capitalizarem o crescimento da procura de tráfego SMS de autenticação multi-fator, aproveitando os firewalls para monitorizar e identificar o tráfego SMS especificamente utilizado para autenticação multi-fator. Por sua vez, os operadores poderão então cobrar um montante superior sobre este tráfego e aumentar ainda mais as receitas do serviço de mensagens comerciais.
A investigação prevê que haverá mais de 1,7 triliões de mensagens de autenticação multi-fator entregues globalmente em 2022, representando 60% do tráfego total de mensagens de negócios. Os operadores devem desenvolver algoritmos de machine learning que automatizem a monitorização deste vasto volume de tráfego para identificar eficazmente as mensagens que podem ser cobradas.
O co-autor da investigação Keith Breed observou: «A automatização da deteção de tráfego é crucial para os operadores, pois esperamos que o tráfego de autenticação multi-fator cresça para 2,1 mil milhões de mensagens até 2027. As PMEs tipicamente não investiram no envio de mensagens para segurança no passado. Contudo, a pressão crescente para implementar uma maior segurança para os utilizadores conduzirá à adoção entre as PMEs nos próximos 5 anos, e aumentará o tráfego global».