Black Friday 2020: mais compras online, mais reclamações e mais descontos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Muitas eram as expectativas para o início da maior da temporada de compras do ano: a Black Friday. Presente em Portugal desde 2012, este dia tem ganho cada vez mais relevo, e este ano foi a prova disso. 

A pandemia não impediu os portugueses de aproveitarem a Black Friday, com um novo recorde atingido no sábado, dia 28 de setembro, com 312 transações por segundo no Multibanco. A informação foi confirmada através do LinkedIn da SIBS.

Assim, 27 de novembro de 2020 fica para a história como a segunda data com o maior número de transações de sempre com um total de 12,59 milhões de euros.

Mais compras online e mais reclamações

2020 ficou marcado pelo crescimento abrupto do eCommerce devido ao facto das lojas físicas terem estado encerradas ou com limitação do número de pessoas, ou ainda pelo fator comodidade de não sair de casa para ter acesso aos produtos que necessita de adquirir.

Assim, era de esperar que num ano de grande crescimento digital os números atingissem novos recordes. Aumentou o número de compras online, porém… também o número de reclamações. Ao que tudo indica, nem todos os portugueses estão satisfeitos.

Com números referentes ao período anterior à Black Friday (dados até 20 de novembro de 2020) a DECO registou um aumento de 230% nas reclamações relativamente ao ano passado. Relativamente ao eCommerce, verifica-se, na primeira quinzena de novembro, um crescimento de 32% face a 2019.

Descontos até 60%

Muitas foram as marcas que decidiram aderir à Black Friday e oferecer ao consumidor preços aliciantes à compra.

Vejamos algumas das ofertas promocionais que as marcas disponibilizaram nesta temporada de compras!

Tecnologia

  • Fnac e Worten com descontos até 60%

O ramo da informática e tecnologia é uma das categorias de compras preferidas pelos consumidores nesta altura do ano. Os preços habituais são elevados e com as campanhas que vigoram nestes dias, muitos são os que aproveitam para investir em produtos de qualidade a preços reduzidos.

Até domingo, a Fnac teve em vigor uma campanha com descontos até 60% em vários artigos tecnológicos, como telemóveis, smartwatches, televisões, computadores e sistemas de som.

Os livros estiveram com promoções até 50% e os brinquedos com descontos até aos 25%.

A Fnac disponibilizou até este domingo um atendimento por marcação para os clientes com cartão Fnac de modo a evitar grandes ajuntamentos de clientes.

Por outro lado, a abordagem da Worten foi ligeiramente diferente. A Black Friday Worten começou com uma campanha no início de novembro e ofereceu descontos diretos até 60% em variados artigos:

  • Smartphones e televisões com descontos diretos até 40%;
  • Eletrodomésticos com promoções até 45%.

A campanha terminou esta segunda-feira, dia 30 de novembro. 

  • Rádio Popular e os descontos em produtos Apple

A Rádio Popular teve descontos até aos 55% onde quem mais beneficiou de preços reduzidos foi a Apple com descontos diretos em MacBooks, iPads, iMacs e iPhones.

No caso de smartphones e televisões 4K, as promoções foram até aos 45%. Com a cereja no topo do bolo atingindo grandes volumes de vendas estão os smartwatches que estiveram com descontos até aos 55%.

Moda e Beleza

  • Marcas do grupo Inditex com descontos até 40% em artigos selecionados

Muitas foram as marcas de moda que aderiram à Black Friday, porém o grupo Inditex foi um dos grandes destaques deste ano.

Pela primeira vez, a Zara teve descontos até 40% pelo que, muitas das peças ficaram esgotadas poucas horas depois da campanha entrar em vigor devido ao facto de muitos dos artigos selecionados serem da nova coleção.

A campanha começou em venda exclusiva na App da Zara, Bershka, Stradivarius e Pull&Bear na passada quinta-feira, expandindo-te para o site das marcas entre as 18h00 e as 22h00 de quinta-feira. Apenas a partir do dia 27 estiveram disponíveis as promoções em loja física.

No caso da Massimo Dutti, a campanha online com 40% nos artigos selecionados pela marca iniciou-se na passada quarta-feira, um dia antes da Zara, estendendo-se depois também para as suas lojas físicas. Na Pull & Bear os descontos chegaram até aos 20% em todos os artigos.

  • Tous com descontos até 40% e 10% adicionais no segundo artigo

A Tous celebrou o seu centenário em 2020, pelo que este ano decidiu ser generosa com as promoções que ofereceu. A campanha que esteve em vigor estendeu-se ao longo de uma semana inteira com promoções até 40% com um adicional de 10% se fosse efetuada a compra de 2 ou mais artigos.

Após a compra, a retalhista de renome ofereceu ainda aos seus clientes um vale de desconto de 10% com prazo de utilização entre 1 e 15 de dezembro.

  • Perfumes e Cremes com promoções até 40%

A Perfumes & Companhia baixou os seus preços até 35% em centenas de produtos.

Enquanto isto, a Douglas disponibilizou descontos até 40% em artigos selecionados, de 25% em compras iguais ou superiores a 65 euros, e de 20% nas restantes compras.

Desporto

  • Prozis com descontos até 60% e cupões de 35% acumulados em conta aderente

A Prozis ofereceu descontos até 60% durante uma semana inteira em desconto imediato com o cupão BWEEK. A prozis costuma ter varios cupões disponíveis ao longo do ano seja para promoções seja para acumular pontos em conta aderente.

Porém, nesta Black Friday ofereceu ainda um cupão exclusivo para produtos que estivessem com 35% de desconto em que esse desconto não era aplicado diretamente no preço final, mas sim acumulado em conta aderente para gastar, da forma que desejar, na sua próxima compra.

  • Sport Zone com promoções entre os 20% e os 50%

A Sport Zone antecipou a Black Friday e começou a sua campanha promocional uma semana antes da tão esperada Black Friday. O que nos faz pensar no conceito de Black Friday não como um dia mas sim como uma temporada – a Black Season.

A loja esteve com 20% de desconto imediato em vários artigos de marcas como foi o exemplo da Nike. No caso da Adidas, os descontos chegaram aos 50%, com as entregas gratuitas em compras superiores a 25 euros.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba