CES 2021: Os profissionais de Marketing analisam as mudanças causadas pela pandemia

A pandemia transformou absolutamente tudo, desde a forma como nos relacionamos uns com os outros até à forma como bebemos. «Alguns chamaram-lhe uma perturbação, outros vêem-na como uma aceleração das tendências«, diz Julia Hammond Presidente da MDC Partners. No entanto, acabámos de completar um ano desde o início da pandemia e ainda há muitas questões por responder. No CES 2021, o grande evento de tecnologia, tentou-se responder a algumas questões.

«Qual destas tendências esperamos ver por agora? Qual delas pensamos que irá durar? E como vendedores, como navegamos este  panorama para assegurar que estamos a inovar e a prestar os serviços que os consumidores necessitam?» são algumas das questões que  profissionais de marketing como Cheryl Guerin EVP, North America Marketing & Communications-Mastercard Worldwide; John Gerzema CEO da The Harris Poll; DyShaun Muhammad Global Head of Brand Marketin da Uber Eats-Uber Technologies; Lou Paskalis SVP Global Communications Strategy and Media Investment do Bank of America; e Katie Riccio Puris Managing Director, Global Business Marketing, TikTok-Tik Tok, tentaram responder durante uma mesa redonda do CES 2021.

Mastercard e Harris Poll no CES 2021

The Harris Poll tem vindo a recolher dados ao longo do ano, o que permite uma perspetiva sobre o que aconteceu e as tendências que podem vir a surgir no futuro. O CEO da empresa, John Gerzema, explica que têm tido reuniões semanais desde que a pandemia começou a aprender como os hábitos estavam a mudar.

A Mastercard fez uma parceria com Harris Poll para realizar um estudo norte-americano para analisar como a COVID-19 mudou o comportamento dos consumidores.

Cheryl Guerin EVP, North America Marketing & Communications-Mastercard Worldwide foi encarregada de partilhar as tendências detetadas no estudo, que são:

  1. Cashless. Este método de pagamento tem-se tornado cada vez mais predominante à medida que os consumidores procuram minimizar as atividades perigosas para a saúde. Isto levou os consumidores a escolherem marcas que oferecem este tipo de solução. Um comportamento que se estende a todas as gerações.
    Dados: 73% dos americanos acreditam que a COVID-19 vai mudar a forma como fazemos compras, uma vez que muitos planeiam continuar com os hábitos de compras online. Os pagamentos chashless em todo o mundo representam 41% das transações. 8 em cada 10 consumidores disseram que não queriam voltar a assinar para uma transação.
  2. «O boom da melhoria«. Durante 2020, aspetos das nossas vidas que até então não eram notados, tais como a saúde mental e física, assumiram grande importância. Além disso, ligado a esta nova necessidade de melhoria, tem-se verificado que as pessoas querem aprender e adquirir novos conhecimentos.
    Dados: 67% das pessoas disseram ter sentido stress no decorrer do ano passado. 82% dos adolescentes acreditam que as conversas sobre saúde mental são necessárias. O mesmo se aplica ao desporto, com 42% dos americanos a dizerem que planeiam ser mais ativos. A plataforma Coursera registou 50 milhões de registos.
  3. «Gastos por vingança em ascensão«. As pessoas têm feito compras como uma forma de alcançar «alegria» ou «felicidade«. De acordo com o estudo da MasterCard e The Harris Poll, as pessoas querem recompor as suas vidas e fazer actividades fora de casa (assistir a eventos, filmes, concertos, comer fora, viajar, etc.). «Há um atraso na procura«, disse Cheryl Guerin EVP, North America Marketing & Communications-Mastercard Worldwide
    Dados: 46% dos americanos sentem falta de entrar num avião.
  4. «O ano sem qualificações«. À medida que 2021 passa, os consumidores vão-se tornando mais flexíveis. No entanto, esta flexibilidade vem com um regresso à normalidade, o que significa que não acontecerá em todo o lado ao mesmo tempo.
    Dados: 34% dos inquiridos não puderam dizer uma data estimada para o fim do coronavírus. 32% dos americanos planeiam adiar as celebrações.

Uber Eat, Tik Tok e Bank of America no CES 2021

Estes três profissionais de marketing partilharam alguns dos seus segredos para 2021. O primeiro a fazê-lo foi Lou Paskalis SVP Global Communications Strategy and Media Investment no Bank of America, que destacou a importância de acompanhar as buscas dos utilizadores para descobrir as necessidades que têm e em que estão a pensar. «Precisamos de continuar a recolher dados e a aprofundar, se quisermos compreender o que os consumidores querem«. Ao longo do CES 2021 não foi o único a falar de Big Data para desenvolver novas estratégias.

«Há um ano atrás estivemos na reunião do CES com os principais retalhistas e marcas mundiais, mas ainda éramos bastante jovens nessa altura. Saímos dessas reuniões entusiasmados com o que iríamos construir até 2020«, disse Katie Riccio Puris Diretora-Geral, Global Business Marketing, TikTok-Tik Tok. «Tivemos de analisar o que era o TikTok. A nossa conclusão foi que somos uma plataforma centrada na criatividade e alegria«, pelo que faz sentido para Ricci que a plataforma tenha recebido tantos apoiantes durante a quarentena, pois «as pessoas procuravam novas formas de se manterem conectadas e serem capazes de contar as suas histórias«. O TikTok já tem 100 milhões de assinantes nos EUA.

A empresa alcançou uma grande reputação entre as marcas, porque através delas «podem mostrar um lado mais real«.

«Demos-lhes um novo lugar para se divertirem. Gostaríamos de continuar a ver marcas, não para publicitar, mas para partilhar momentos. As marcas misturam-se com os utilizadores e isto permite-lhes parecer mais reais«, explicou o Director Geral, Global Business Marketing, TikTok

O último a falar foi DyShaun Muhammad Global Head of Brand Marketing, Uber Eats-Uber Technologies, que partilhou como os serviços de entrega se tinham tornado muito importantes para os restaurantes quando estes tinham de permanecer fechados. Eles viram um aumento de três dígitos nos mercados em todo o mundo, o que conseguiram alcançar, explica Muhammad, mudando as estratégias de comunicação e «partilhando mais conteúdos gerados pelos utilizadores através de redes sociais«.

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