As Dez Oportunidades do Ecossistema Empresarial da América Latina

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A América Latina é um dos mercados emergentes mais promissores do mundo em termos de inovação e empreendedorismo: uma região cheia de oportunidades. Como evoluiu o ecossistema empreendedor nesta região? Quais são os seus desafios e oportunidades? Existe uma lacuna de inovação na América Latina?

Na primeira edição do South Summit-Alianza del Pacífico, um encontro organizado pela Spain Startup em conjunto com a IE University, que reuniu mais de 100 líderes de inovação, 70 investidores e 40 startups selecionadas entre mais de 600 projetos vindos da Colômbia, Chile, México e Peru, foram partilhados fatores-chave do ecossistema:

  • Grande mercado: A América Latina tem mais de 626.000 milhões de habitantes, depois de registar um alto crescimento populacional nos últimos anos. O consumidor latino-americano é cada vez mais exigente e quer desempenhar um papel ativo na transformação das empresas. Para Gonzalo Tradecete, fundador da Faraday Venture Partners, a América Latina é «uma região atraente para investir devido à alta concentração de talentos que existe na região e porque também há uma crescente massa crítica de consumidores a quem se pode dar cada vez mais um melhor serviço«.
  • Aliança do Pacífico: o seu compromisso com a inovação é fundamental para impulsionar o ecossistema empresarial na região. A iniciativa é formada pelo México, Chile, Colômbia e Peru, o que representa uma grande oportunidade para as empresas, já que tem um mercado de mais de 217 milhões e é a oitava economia do mundo. Na América Latina e no Caribe, o bloco representa 37% do PIB, concentra 52% do comércio total e atrai 45% do investimento estrangeiro direto.
  • O empreendedorismo num dia já é possível: países como Colômbia, Chile e Argentina estão promulgando novas leis para incentivar a criação de startups, incluindo ajuda financeira, incentivos fiscais, programas de mentoring e o lançamento de novos espaços de coworking.
  • Cultura de capital de risco emergente: o número de investimentos na América Latina continua a ser inferior ao da Europa. No entanto, o rápido crescimento do sector demonstra a emergência de uma nova cultura de capital de risco na região. «Na América Latina está a acontecer o que já aconteceu na Europa nos últimos anos, os fundos estão crescendo e podem fazer investimentos mais robustos para apoiar os empreendedores. O momento não poderia ser mais interessante para investir na região«, diz Beatriz González, fundadora e diretora da Seaya Ventures. «No México crescemos de 3 fundos em 2010 para mais de 60 em 2015, mas ainda não há investimentos de capital de risco suficientes per se«, diz Marcus Dantus, fundador e CEO da Startup México. Quais são os desafios para o setor na América Latina? Obter mais seed capital, atrair mais fundos de Capital de Risco, profissionalizar os novos Business Angels e consciencializar as corporações para entrar com capital nas startups.
  • Principais setores e áreas de inovação: tecnologias da informação, turismo, mobilidade, energia, saúde e agricultura são as indústrias que apresentam mais oportunidades em termos de inovação. Além disso, nos últimos cinco anos, a América Latina tem vivido um momento ótimo para a transformação das suas cidades.
  • Sinergias entre os diferentes países da América Latina: a heterogeneidade das diferentes regiões que compõem a América Latina é um bom cenário para o empreendedorismo. A união de forças e as novas formas de colaboração entre países, como é o caso da Aliança do Pacífico, representam uma oportunidade para startups com ambição global que procuram parceiros e clientes para além das suas fronteiras.
  • Apostas claras dos governos: O setor público na América Latina está a desempenhar um papel fundamental na promoção do empreendedorismo e da inovação, mas não está sozinho: as empresas começam a estar conscientes que não podem inovar sozinhas à velocidade dos novos tempos e apostam na inovação aberta através de startups. Esta transformação do ecossistema é uma nova forma de fazer as coisas. Novas estruturas, estratégias adaptadas e mais flexíveis. «Melhorámos o nosso ecossistema nos últimos anos. Sabemos que os empresários serão os próximos líderes«, explica Juan Carlos Garavito, diretor geral da INNpulsa Colômbia: «Para a nossa economia é muito importante não só a colaboração com Espanha, mas também a Aliança do Pacífico com a qual estamos a trabalhar agora«, acrescenta.
  • Colaboração entre empresas espanholas e latino-americanas: a reputação das empresas espanholas na América Latina é saudável, graças à estreita relação entre os dois mercados. Quando se trata de entrar no ecossistema empresarial latino-americano, Espanha tem uma grande oportunidade não só porque é o principal investidor na região, mas também porque partilha a mesma língua e tem a confiança de ter trabalhado nos diferentes mercados durante décadas.
  • O empreendedor na América Latina: resiliente e paciente: O perfil das pessoas que decidem iniciar o seu próprio projeto empresarial pertence sobretudo a estudantes universitários talentosos e criativos. Entre as suas principais virtudes está a ambição de subir alto, mas ‘com os pés na terra. «O fator mais importante para os empreendedores na América Latina é sua resiliência e paciência. A boa notícia é que está a chegar mais capital à região e os governos estão a fazer bem o trabalho«, explica Vanesa Kolodziej, general manager da Xpand, o fundo corporativo do grupo Clarín. Para Vanesa, o ecossistema ainda precisa de «mais ligações».
  • Mudança de chip, do medo do fracasso a um mundo global: na América Latina há uma forte cultura de medo do fracasso e aversão ao risco, mas as coisas estão a mudar e os empresários apostam cada vez mais em iniciar os seus próprios projetos pensando globalmente. O ecossistema está vivo e os governos, instituições académicas, agências de inovação e fundos de investimento apostam numa mudança de chip: as startups vieram para ficar.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Lengua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
gdpr logdate ok:
Please don't insert text in the box below!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba