Cinco razões para apostar no marketing de recomendação no teu negócio

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Embora a Internet tenha facilitado o livre acesso à informação, ao mesmo tempo provocou «infoxicação» entre os utilizadores. A sobrecarga de informação a que estamos sujeitos diariamente torna muito difícil tomar decisões de compra. Voltar às origens, ao boca-a-boca, é uma alternativa para enfrentar o problema que mais uma vez está a ganhar força atualmente.

De acordo com um relatório da Nielsen, 92% dos consumidores confiam nas recomendações de pessoas que conhecem. Além disso, um estudo da Web Profits «2017 State of Referral Marketing» destaca que 30% das empresas já têm um programa de referências e 75% dos que o utilizam, dizem que é o seu método de menor custo para adquirir novos clientes. Como se isso não fosse suficiente, esse número salta para 82% entre aqueles que se referem por meio de SaaS ou provedores externos, como aplicações ou sites.

Em suma, se de acordo com os resultados é uma tendência ascendente, então quais são as razões que impedem as pessoas de apostar mais em estratégias de referência? 25% diz não ter tempo, 20% dize não ter recursos de marketing e 50% não sabe como começar.

Prestadores deste tipo de serviços, como Eduardo Fernandez de Fulltip, esclarece esses dilemas e da-te 5 razões benéficas para incorporar um programa de recomendação no teu negócio:

O seu funcionamento é fácil: Não se altera o protocolo de vendas da empresa ou o seu plano de marketing. Não requer tempo ou esforço. Os fornecedores fazem o resto. A Fulltip, por exemplo, fornece referenciadores que recomendam a clientes potencialmente interessados no produto. A tua única tarefa será dialogar quando fores contatado.

O ROI aumenta: os ciclos de vendas são reduzidos e as despesas de marketing são mais controladas porque estão focadas numa única ação, recomendar.

Prescritores de qualidade: Tens a garantia de que terás acesso a clientes mais satisfeitos já que partem de um interesse prévio no teu produto e de boas referências de alguém da sua confiança. É verdade, a venda final dependerá do nosso engenho comercial, mas, sem dúvida, isto abre caminho.

Potencia a visibilidade da tua marca: Cada utilizador que entrar na aplicação do teu partner acederá indiretamente as informações da tua marca e todos os impactos gerados pela aplicação estarão vinculados à tua marca.

Um sistema à tua medida: As propostas comerciais podem ser personalizadas graças à ampla informação que se obtém do cliente interessado no produto ou serviço e graças ao conhecimento do embaixador que o recomendou.

Embora seja verdade que todas as modas voltam, os estudos realizados e a aposta de algumas multinacionais como a Dropbox ou a Pay Pal apontam para que o boca a boca de toda a vida não será apenas uma solução senão «a solução», a nova tendência do marketing digital.

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