Depois de ter chegado a Portugal no mês passado, a haddock, startup espanhola pioneira no controlo de custos inteligente para a restauração, lança agora uma nova funcionalidade que permite calcular o custo total dos pratos de forma automática.
Numa altura em que os menus se adaptam e mudam consoante a nova estação do ano, a haddock vem ajudar os negócios da restauração com uma funcionalidade dinâmica e automaticamente atualizada que permite conhecer a margem de cada prato e identificar imediatamente se esta diminui.
Depois de um estudo de mercado que envolveu cerca de 500 restaurantes em Espanha, a startup concluiu que quase 80% dos proprietários e gestores têm pouco controlo sobre os custos dos pratos que constam nas suas cartas. Para além disso, segundo o mesmo estudo, quase 50% fixam os preços dos pratos tendo por base os preços de mercado ou estimativas, o que abriu portas a haddock para desenvolver uma nova funcionalidade adaptada à realidade de negócio de cada um.
A digitalização do setor da restauração é uma tendência crescente onde há sempre espaço para inovar. Se estudarmos o mercado de forma aprofundada, conseguimos perceber as suas fragilidades e como podemos ajudar a ultrapassá-las e foi nesse sentido que investimos nesta nova funcionalidade. A haddock tem vindo a ser um aliado estratégico na gestão dos custos de negócios da restauração e permitir aos proprietários calcular o custo total de cada prato vai ajudar a cumprir o objetivo de melhorar os resultados globais do seu negócio.
Arnau Navarro, co-fundador e CEO da haddock
Como funciona este cálculo?
Para calcular o custo das novidades do menu, basta, em primeiro lugar, ir à plataforma e criar um novo prato, dar-lhe um nome e identificar o tipo de refeição. De seguida, é necessário adicionar todos os ingredientes para uma porção e introduzir a quantidade e valor da retração. Ao adicionar o preço de venda do prato, a haddock calcula automaticamente a margem do mesmo tendo em conta as variações de preço dos produtos.
“É comum os restaurantes adaptarem frequentemente os seus menus aos produtos sazonais. Através da haddock, o setor da restauração tem agora a possibilidade de ter uma perceção mais analítica e acertada da evolução do seu negócio e perceber que tipo de pratos contribuem ou não, para que evolua de forma positiva. Queremos que os proprietários possam, de forma simples e rápida, ter sempre uma visão geral do seu negócio atualizada em tempo real para poderem tomar as decisões estratégicas que necessitam no tempo certo”, conclui Arnau Navarro.