Há muitas crenças preconcebidas. O conteúdo é fantástico… mas porque eu faço conteúdo interessante as minhas instalações estão mais cheias? Não, provavelmente terei mais seguidores nas redes sociais, ótimo, mas isso leva a mais vendas? Quantos daqueles que me viram no site de um jornal vieram à minha loja para comprar? Esta é uma das reflexões do estudo Next Marketing Trends & Skills, que antecipa como será o marketing de amanhã e no qual participaram importantes diretores de marketing de diferentes empresas e setores, com o objetivo de conhecer a sua visão sobre a situação atual do marketing, as tendências que marcarão os próximos anos e o perfil profissional necessário para enfrentar esta nova realidade.

Como os estudos ESIC e GfK apontam, na internet tudo parece ser mensurável, e de facto é fácil saber quantos cliques foram feitos no meu site, mas quantos deles compraram comigo? Isso é muito difícil de saber. Se tens um Ecommerce podes vê-lo, mas quando não tens e precisas que as pessoas vão ao teu ponto de venda, o que fazer?

E é isso que, a falta de conhecimento sobre como cada euro investido em ações de marketing gera dúvidas sobre quais as estratégias que trazem melhores resultados.

As dúvidas chegam até às ações de publicidade, branding e posicionamento. Os diretores que participaram do estudo tentaram por muitos meios explicar dentro das suas organizações que a criação de marca no fim dá apoio às vendas. Infelizmente, eles próprios admitem que nem sempre foram bem-sucedidos nesta tarefa.

Embora o seu alcance não inclua estas últimas reflexões, o referido estudo salienta que não alimentar a marca e continuar a obter vendas só é possível em marcas muito consolidadas.

O que está claro é que o nível de publicidade, e hoje em dia a medição do ROI ainda é o cavalo de batalha e atualmente muitas empresas não são capazes de justificar alguns investimentos. Estas são questões de branding, nas quais se pode sentir que trazem valor, mas colocar números é mais difícil do que nunca.

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