Como reconhecer uma loja on-line falsa antes de fazer uma compra?

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As compras online têm crescido consideravelmente nos últimos anos e cada vez mais utilizadores são encorajados a comprar bilhetes de avião, roupas ou bilhetes de teatro através da Internet. O ecommerce está cada vez mais confiável. Tanto que, de acordo com os dados recolhidos pela ONSTI no relatório sobre Segurança Cibernética e confiança publicado recentemente, 41,2% dependem fortemente da Internet, enquanto apenas 2,2% desconfiam de navegar na Internet. Apesar do otimismo desses números, pensando nisso do ponto de vista do utilizador, é fácil reconhecer uma loja on-line falsa a olho nu? Jordi Vives, Country Manager of Trusted Shops, o principal selo de qualidade para lojas on-line, enumera quatro indicadores que podem ajudar o utilizador a reconhecer uma loja on-line falsa e não cair na armadilha dos burlões.

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Os dados recolhidos pela ONSTI no relatório sobre Segurança Cibernética e confiança publicado recentemente, 41,2% dependem fortemente da Internet, enquanto apenas 2,2% desconfiam de navegar na Internet Clic para tuitear
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  •       Não aparecem os dados da empresa nem um número de telefone de contato. A primeira coisa que um utilizador deve fazer ao entrar num website é procurar a identificação completa e visível do comerciante e também verificar que a página tem um número de telefone para contatar a companhia facilmente. O utilizador deve perceber total transparência das informações na web.
  •       Os preços que oferecem são verdadeiras pechinchas. Quando uma loja online mostra um produto com um preço quatro vezes inferior ao oferecido noutras lojas, o utilizador deve suspeitar que se trata de uma tentativa de fraude. Embora ninguém esteja angustiado por um bom desconto, se os preços são extremamente baixos, é aconselhável desconfiar e não fazer a compra.
  •       Não há comentários sobre a empresa ou os existem são negativos. Os novos sistemas de classificação ajudam a contrastar as opiniões de outros utilizadores que já efetuaram uma compra no mesmo ecommerce. Se a loja não tem um sistema de classificação é aconselhável fazer uma pesquisa em fóruns ou redes sociais de opiniões de outros e se nós só encontrarmos opiniões negativas ou obter absolutamente nenhuma referência sobre a loja, é aconselhável não tentar ser o primeiro a experimentá-los.
  •       Não se pode devolver nenhum dos produtos comprados. A maioria das compras tem o direito de desistência de 14 dias para o utilizador devolver o produto e recuperar o seu dinheiro. Ocasionalmente, este período é prolongado ou eliminado. Em qualquer caso, esta informação deve aparecer de forma totalmente transparente no sítio Web, para que o utilizador saiba antecipadamente o que é e, além disso, deve explicar por que razão esse produto específico está isento do direito de desistência.

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