Segundo o relatório Digital 2019 elaborado por Hootsuite e We Are Social, 65 % dos portugueses utilizam as redes sociais e estão nelas, em média, 2 horas e 9 minutos por dia. Este é um tempo que pode ser aproveitado ao máximo pelas empresas para se conectarem com o seu público-alvo.

Para usufruir ao máximo desta oportunidade e permitir que os negócios alcancem a esfera do mundo digital a Hootsuite, a plataforma de gestão de redes sociais, propõe 8 estratégias de marketing para que tenhas sucesso:

  1. Apresentar conteúdo em novos formatos: Os vídeos, imagens e os stories conquistaram os utilizadores das redes sociais mas está na altura de ir mais longe e usar outros formatos digitais. Os vídeos 360º, fotos ao vivo, realidade virtual e IGTV farão as tuas publicações aumentar as interações e alcançar emais utilizadores.
  2. Usar audiências semelhantes para as estratégias: A ferramenta das audiências semelhantes é um grande aliado para encontrar novos clientes. A plataforma baseia-se nas características do público-alvo (os clientes com quem já interagistes) para encontrar novos contatos e melhorar o desempenho dos anúncios.
  3. Testes A/B para otimizar o conteúdo: os testes A/B são uma ferramenta que verifica as pequenas variações no conteúdo e determina o que é mais eficaz para cada o público-alvo. Assim, poderás adaptar o teu conteúdo a cada rede social e a cada público.
  4. Verificação do desempenho da estratégia: É essencial fazer um relatório mensal e verificar se os objetivos foram alcançados. Existem ferramentas como o Pixel do Facebook ou Hootsuite Analytics, com as quais podes descobrir o que estás a fazer bem, o que tem que ser melhorado e onde deves concentrar mais o teu investimento. Por exemplo, o Pixel do Facebook ajudou a Columbia Central University de Puerto Rico a segmentar a audiência para alcançar novos clientes e medir conversões no site, aumentando o tráfego do site em 80%.
  5. Mantem-te criativo e atualizado: As redes sociais estão em constante mudança e desenvolvimento e, por isso, é essencial saber o que está a acontecer em cada momento. É importante criar um leitor de RSS para monitorizar as últimas publicações dos sites mais relevantes e, por conseguinte, saber quais são as novas tendências ou de que se fala em tempo real.
  6. Promover conteúdos em todas as plataformas (Cross promotion): Fazer uso da promoção cruzada (cross promotion) não significa que deves publicar o mesmo em todas as redes sociais, a mensagem deve ser adaptada de acordo com a audiência de cada rede social e assim conseguir mais interações.
  7. Otimiza o conteúdo em cada plataforma: Otimiza o teu conteúdo para que tenha cada vez um maior alcance. Utiliza as melhores práticas de cada plataforma onde publicas. Por exemplo, para publicar um vídeo no YouTube, deves colocar os tags mais relevantes ao teu conteúdo, não utilizes mais de 70 caracteres no título para conseguires chamar a atenção dos seguidores, etc.
  8. Cria uma comunidade de super fãs e embaixadores da marca: Construir uma comunidade de embaixadores fortalecerá a estratégia de marketing para a distribuição orgânica do conteúdo, portanto, de cada vez que publicas um vídeo novo, ou foto ou qualquer outro tipo de conteúdo será compartilhado de forma orgânica nos círculos sociais. Para criares uma comunidade de embaixadores terás que oferecer um valor maior a esta comunidade do que ao resto dos seguidores. Uma forma de mostrar este valor poderia ser através do envio de pequenos presentes, mencionando-os nas publicações ou até mesmo uma mensagem direta e pessoal pode ter muito valor.

Os funcionários são essenciais no processo de criação de estratégias nas redes sociais. Não te esqueças deles! Converter os trabalhadores em embaixadores da marca permitirá que as publicações sejam percebidas como mais humanas e alcançar uma taxa de interação mais elevada.

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram