Os consumidores estão cada vez a gastar menos e a poupar mais, segundo o GfK’s monthly consumer confidence index, à medida que o custo da pandemia de coronavírus para a economia do Reino Unido se torna mais claro.

O índice mostra que a intenção de compra principal chegou a -26, o que representa uma grande descida em comparação com o mesmo período do ano passado; mas uma melhoria significativa em relação ao mês de junho. O índice de poupança, entretanto, subiu cinco pontos ,embora este tenha ficado ligeiramente atrás de Julho de 2019.


Os consumidores estão mais otimistas em relação à sua própria situação financeira mas, em traços gerais, as percepções para a economia mostram poucos sinais de melhoria. As opiniões sobre a situação económica nos últimos 12 meses permanecem bem abaixo de onde estavam há um ano.

No entanto, a confiança dos consumidores está a começar a recuperar do nadir de -34 em Abril e Maio – aumentando três pontos para -27 em comparação com Junho.

De acordo com os dados disponíveis, os consumidores têm sido «espertos» e poupado dinheiro durante o confinamento, de acordo com o diretor de estratégia de clientes da GfK, Joe Staton. «A forma como percebemos nossas ‘carteiras futuras’ é fundamental, pois é a única área sobre a qual temos controle diário e é um bom indicador das nossas perspectivas financeiras pessoais para o ano que vem», explica.

Importa ainda mencionar que setores como alimentação e bebidas, bricolage,o comérico online e tecnologia estão a aumentar os seus números, o que suge uma grande oportunidade.

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram