O grupo YoungNetwork é um dos maiores grupos de comunicação a nível nacional e é especializado em Consultoria de Comunicação, Relações Públicas, Criatividade, Publicidade, Ativação, Produção e Consultoria Digital.
Entre 14 e 28 de abril foi realizado pelo grupo um estudo – “Covid-19: The Day After Survey” – onde é feito um inquérito a 243 empresas de vários setores de atividade a operar em Portugal, analisado o impacto que o coronavírus teve nas estratégias de marketing e comunicação das empresas.
Assim, através do estudo foi possível concluir que esta pandemia afetou a estratégia de comunicação, confirmando que 67,1% tiveram cortes no budget que tinha definido para o ano de 2020: “16,7% com redução acima de metade do seu orçamento, 25,2% até um quarto do budget e a mesma percentagem verifica-se nas empresas que vão cortar até 50%; 28,7% afirma não prever redução e 4,2%, em contraponto, reforçou o orçamento nesta fase.” é confirmado pelo estudo.
As empresas mantêm-se positivas para 2021 e revelam que vão tentar manter o orçamento de marketing.
No entanto, há um resultado positivo durante esta altura de isolamento social no que diz respeito ao teletrabalho na manutenção da atividade, onde 90,9% respondeu de forma positiva. No entanto, 32,2% pondera recorrer ao modelo de teletrabalho quando a pandemia terminar, mas 54,6% ainda não decidiram se o vão manter e 8,4% revela que não pretende fazer teletrabalho.