DHL Express revela a próxima vaga de crescimento do ecommerce B2B

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A DHL Express lançou o estudo “The Ultimate B2B E-commerce Guide: Tradition is out. Digital is in”, que prevê um forte crescimento para o mercado de E-commerce B2B durante os próximos anos.

Até 2025, 80% de todas as vendas B2B entre fornecedores e consumidores empresariais ocorrerão por via digital. O impacto da pandemia da Covid-19 no ritmo da digitalização e no comportamento de compra dos millennials tem sido o principal motor deste crescimento global do E-commerce.

O que está previsto para o futuro do setor B2B já foi observado através da forte subida do E-commerce B2C nos últimos anos, onde a DHL Express registou elevadas taxas de crescimento, particularmente durante as principais épocas festivas, como a Páscoa e o Natal e outros dias especiais, como a Black Friday e a Cyber Monday. No total, as receitas de E-commerce B2C na DHL Express aumentaram em cerca de 40% face a 2019.

Esta evolução positiva do negócio reflete-se também nos resultados financeiros da empresa no ano fiscal de 2020: com uma receita total de 19,1 mil milhões de euros.

Mesmo em períodos de paralisação global, a globalização tem mostrado a sua resiliência, alimentada pela digitalização e pelo poder do comércio global. Estas tendências têm resultado num número cada vez maior de consumidores a realizar as suas compras de forma online. A pandemia acelerou este desenvolvimento como nunca, com um aumento acentuado das empresas a venderem os seus produtos no mercado digital. Assim, o E-commerce e a logística global forneceram a chave para desbloquear as paralisações locais, manter as economias em funcionamento e mitigar o impacto da Covid-19 para muitos dos nossos clientes.

John Pearson, CEO da DHL Express.

eCommerce B2B impulsionado pelos Millennials

O estudo revela fatores que impulsionam o crescimento do mercado global do E-commerce B2B: para além de tendências gerais como a globalização e a digitalização, uma nova geração de millennials orientada para a tecnologia começa a deixar a sua marca.

Neste momento, os millennials representam 73% de todas as compras profissionais B2B. Enquanto nativos digitais, as suas experiências no setor B2C traduzem-se em elevadas expetativas ao fazer transações B2B, pressionando as empresas a investir em soluções digitais, como plataformas de venda, ao mesmo tempo que oferecem um grande potencial de crescimento.

Se as empresas B2B querem aproveitar ao máximo as novas oportunidades transfronteiriças e de E-commerce têm de começar a adaptar-se aos novos hábitos de compra. Especialmente com a próxima geração de millennials enquanto futura decisora do setor B2B, que está a impulsionar ainda mais a digitalização do setor. As experiências dos clientes B2B têm de estar alinhadas com as experiências digitais do B2C. Enquanto especialistas internacionais de E-commerce, temos o conhecimento necessário para apoiar as empresas na sua adaptação às mudanças em curso e a extraírem todo o seu potencial.

Leendert van Delft, Vice President Global Sales Programs and Global E-commerce.

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