Os portugueses estão cada vez mais sentimentais e estão a investir mais do que nunca em presentes para o Dia dos Namorados. A conclusão é da edição deste ano do estudo da Mastercard #LoveIndex2021, que mostra que os gastos dos portugueses aumentaram seis vezes ao longo da última década e que, este ano, o coração fica em casa, com os casais a planearem os seus gastos para poderem passar um dia diferente, a pensarem no confinamento.

As compras online também tiveram um crescimento acentuado de mais de 31 vezes ao longo da última década, um recorde histórico acompanhado de um crescimento de 191% das transações contactless em relação ao ano anterior (2019). Segundo o estudo da Mastercard, este ano, metade dos portugueses vai comprar presentes online para o Dia dos Namorados, enquanto 33% revela que vai fazer comprar o presente no comércio local e de proximidade.


O relatório também mostra, ainda, uma evolução em relação às atitudes em relação ao Dia dos Namorados. Por exemplo, 44% dos portugueses diz que está a ser mais criativo este ano do que em relação ao ano passado e 36% dizem que vão dedicar mais tempo ao Dia dos Namorados.

Este ano, claro, foi diferente de qualquer outro, mas nem por isso as perspetivas de consumo deixam de estar em alta, uma vez que os europeus e os portugueses estão a optar pelas compras online e pelas experiências em casa. O Dia dos Namorados tem sido, sem dúvida, um catalisador para o aumento do comércio eletrónico e, como resultado, temos sido capazes de apoiar mais pessoas a adotarem mais rapidamente a mudança para o digital, oferecendo uma experiência de compra online que é segura, simples e conveniente.” refere Rui Fonseca, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Mastercard.

As 10 experiências mais românticas para os portugueses no Dia dos Namorados em 2021:
  1. Uma refeição em casa 52%
  2. Uma refeição takeaway 34%
  3. Uma maratona de cinema 25%
  4. Um SPA em casa 11%
  5. Uma noite de jogo 9%
  6. Um passeio no parque 9%
  7. Um piquenique em casa 6%
  8. Um passeio pela cidade 5%
  9. Um encontro virtual (Zoom, Facetime etc.) 5%
  10. Um piquenique no jardim 4%

O estudo  mostra os principais hábitos e tendências de consumo no dia mais romântico do ano, através da análise anonimizada das transações feitas em todo o mundo. Em Portugal, por exemplo, os dados mostram que, em relação à última década, a compra de experiências cresceu mais de 9 vezes, enquanto que as compras de flores cresceram 5 vezes e as idas ao restaurante multiplicaram por 3. Também a compra de joias mais do que quadruplicou ao longo da última década.

E se a pandemia impediu que muitas pessoas pudessem ver os seus entes queridos na vida real, a verdade é que, em relação ao ano passado (2019), 13% dos portugueses conseguiu encontrar o amor da sua vida online e 21% fizeram encontros virtuais. Já 31% revelaram que tiveram encontros respeitando o distanciamento social e 17% chegou mesmo a inscrever-se em sites ou aplicações para namorar online.

12 ideias para campanhas interativas do Dia dos Namorados

Se, este ano, 50% dos portugueses vão comprar online no Dia dos Namorados, a ocasião perfeita para festejar o amor… é também para realizar ativações de marca. Destacar-se entre a enorme quantidade de mensagens neste dia altamente divulgado não é uma tarefa fácil. Promoções, descontos, ofertas, anúncios em todo o lado! Ficam aqui 12 ideias para fazeres campanhas interativas na tua loja online.

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