Na semana, em Sintra, realizou-se o E-commerce Connect, um evento de dois dias que conta com palestras e possibilita reuniões ‘1 to 1’ entre decisores dentro do ecommerce e soluções. 

A atribuição, o conceito de marketing segundo o qual se atribui a um terceiro o click num banner que o redireciona para a sua página para  comprar algo ou executar uma ação foi apresentado por Álvaro Butragueño, Head of Sales Iberia & Global CRM Manager na Eulerian. 

É importante olhar para toda jornada do cliente, do primeiro ao último click e não só para o last click, ou seja, desde o momento em que o cliente descobre o teu negócio, que te começa a seguir e a procurar até ao momento que se torna leal.  “Estamos confortáveis com o last click, já conhecemos. E o que a aconteceu antes do last click?” avisou Álvaro, todos estes touching points com o clientes são importantes para um melhor investimento e para que o retorno do mesmo seja maior, “precisamos de continuar a vender de qualquer forma”. 

A atribuição tem 3 objetivos principais:

  • Gastar com mais precisão
  • Aumentar o ROI
  • Controlar a Fraude. 

Se tens um negócio online é essencial olhar para o funil, fazer uma análise de onde estás a investir e se é o sitio mais indicado ou se estás a desperdiçar dinheiro “no final o importante é que a atribuição corresponda às necessidades da empresa não é fazer tudo na mesma percentagem” disse Álvaro Butragueño. Tens que encontrar os orçamentos que geram mais performance, acabar com as campanhas que não funcionam e mudar o budget para campanhas que sim, funcionam. Segundo Álvaro tens que encontrar a razão pela qual estão a entrar pessoas no nosso funil, quem/o que está a trazer brand awareness e investir nesse sentido, o de colocar o teu dinheiro nas campanhas e leads que realmente são seguidos. 

Uma ferramenta de atribuição deve ser usada como os teus customers interagem com a marca, quando eles interagem e qual é a próxima grande ação para conseguirmos a converão, explicou Álvaro.

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