A XnFinity juntou-se à Microsoft para criarem um laboratório de inovação partilhada. Este laboratório cria soluções tecnológicas para dar resposta às necessidades do comércio de retalho e digital. Esta parceria já está em funcionamento com “várias soluções, como análise de sentimento do cliente, análises através de machine learning e deeplearning”, mas é a partir de janeiro que estarão a “a 100%”.

Orlando Ribas Fernandes, administrador da XnFinity, explicou: “Vamos criar soluções de acordo com as necessidades de inovação dos retalhistas. Por exemplo, a solução de pagamentos com reconhecimento facial. O risco é enorme por causa da lei de proteção de dados. O laboratório pode fornecer esses serviços mediante as necessidades do comércio de retalho ou do comércio digital”.

Para a XnFinity, o foco principal será a inteligência artificial aplicada à criação de “inovação para várias áreas de atividade, desde supermercados, lojas de roupa, farmácias, comércio digital. Essas empresas, em vez de investirem milhões em equipas de inovação, partilham a nossa com outros retalhistas, diminuindo os custos da inovação, bem como os riscos”, sublinhou.

Para além disto existirá uma loja real, com clientes e compras reais, onde todas as inovações e startup serão testadas e validadas antes de serem oferecidas aos retalhistas Clic para tuitear

Colaboradores e parcerias em prol da inovação

Para formar esta empresa serão contratados de imediato técnicos de determinadas áreas. Segundo Orlando querem “constituir uma empresa com 40 profissionais, altamente qualificados, com mestrado ou doutoramento em inteligência artificial, engenharia de ‘software’ entre outras áreas”.

Para além da equipa de inovação, o laboratório também estará a trabalhar com tecnologia de outras startups de forma a ter “uma visão completa e única do retalho do futuro”. As soluções de ’startup’ incluem robótica, soluções para comércio eletrónico e soluções de inteligência artificial para lojas.

A grande parceria é com o gigante dos softwares e surgiu com a perceção das «tendências, necessidades e lacunas» no comércio de retalho. “Começámos a trabalhar com a Microsoft para lançar um laboratório inovador para o retalho, onde os custos e riscos poderiam ser partilhados por diferentes retalhistas”, reforçou.

Paul Maher, da Microsoft, mencionou que “o serviço oferecido pelo XnFinity economizará tempo e dinheiro, ao mesmo tempo que dará aos empreendedores uma arena para testar os seus produtos em situações reais e obter resultados significativos” e revelou ser um “orgulho” fazer parte da parceria.

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram