A história da Funidelia é a de dois jovens, Antonio Escartín e Carlos Larraz, com uma visão empreendedora incrível, que se lançaram no mundo do figurino em setembro de 2011, de ninguém menos que o seu nativo Huesca, embora mais tarde se tenham mudado para Saragoça, e estão a liderar desde 2012 um início inovador de ecommerce presente atualmente em 25 países.

As mudanças desde o início foram muito significativas, deixando de ser apenas os dois sócios fundadores para ter uma equipa de 50 pessoas. Um crescimento de pessoal intimamente ligado ao seu crescimento internacional.

A Funidelia é a empresa líder em Espanha na venda online de fatos e decoração festiva, e pretende consolidar o seu modelo na União Europeia e na América Latina. O crescimento experimentado pela Funidelia nas vendas online tem sido meteórico, com uma incrível taxa de crescimento de 150% ao ano desde a sua fundação.

Acumulam mais de 500.000 clientes em todo o mundo, baseando o seu crescimento num catálogo muito amplo, com mais de 40.000 referências de diferentes fabricantes de todo o mundo, e no seu desenvolvimento internacional com presença em 25 países no momento: Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Alemanha, Áustria, Polónia, República Checa, Suíça, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Itália, Reino Unido, Irlanda, México, Colômbia, Peru, Brasil, Chile, Canadá e EUA. O seu sítio Web está agora disponível em 13 línguas diferentes, com pessoas nativas de muitas nacionalidades.

Para a Funidelia a logística é tudo, não porque o custo dessa logística seja o segundo fator mais importante depois do produto, mas porque o seu negócio é vender fantasias, e essas fantasias são compradas em determinados horários.

Quando não é capaz de entregar um produto a tempo, há uma devolução, e que financeiramente para o negócio é muito complicado. 90% dos compradores de e-Commerce que não repetem é porque tiveram uma má experiência na entrega de seus produtos. Para a Funidelia, a operabilidade logística é um fator verdadeiramente diferencial.

Este ponto-chave da logística teve muito a ver com a Logisfashion, o primeiro operador logístico da indústria da moda e da logística têxtil. A Funidelia está num processo muito importante de crescimento e expansão e de poucos em poucos anos abre novos mercados, pelo que a Logisfashion está preparada para servir os clientes destes novos mercados.

Segundo Diego Larrañaga, Director da Unidade de Negócios da Zona Central da Logisfashion em Espanha: «O ecommerce dá à Funidelia a possibilidade de vender em todas as partes do mundo. Mas o desafio da Logisfashion não está aí, mas na satisfação da experiência de compra do cliente da Funidelia, isto significa que as encomendas têm de chegar a tempo e em boa forma«.

Os mercados são cada vez mais competitivos e exigentes e a experiência de compra do cliente é cada vez mais importante para as empresas do sector do ecommerce.

Por este motivo, decidiu-se concentrar as operações logísticas da Funidelia nos armazéns que a Logisfashion tem perto de Madrid, mais concretamente em Cabanillas, e assim poder satisfazer qualquer encomenda de Espanha e Europa em menos de 24 horas e em menos de 48 horas para a América Latina.

Além disso, a presença da Logisfashion em países latino-americanos como Panamá, Colômbia, Chile e México permite-lhes gerir a logística inversa para a Funidelia, agregando valor às suas operações, consolidando encomendas, respondendo aos clientes da Funidelia nos tempos e formas estabelecidos.

O principal problema encontrado pela Logisfashion ao realizar a logística da Funidelia foi como realizar a implementação inicial, cada cliente Logisfashion é feito um projeto personalizado. Um primeiro desafio foi a sazonalidade dos produtos vendidos pela Funidelia, com dois períodos muito marcados, o Halloween e o Carnaval, cujas vendas nesse período podem representar 40% da faturação anual da Funidelia.

Isto, como explica Gonzalo Martínez, director de TI da Logisfashion, «representou um desafio quando se tratou de estabelecer a ligação entre os sistemas de vendas online da Funidelia e o sistema de encomendas da Logisfashion. Esta ligação tinha de permitir grandes volumes de informação em períodos de tempo muito curtos«.  Por exemplo, nesta última campanha de carnaval, a Logisfashion conseguiu entregar mais de 200.000 unidades, divididas em 80.000 encomendas em 3 semanas.

Numa primeira fase, da área tecnológica da Logisfashion foram detetadas as necessidades da Funidelia, com o objetivo de conceber uma solução que lhe permitisse absorver os fortes picos de trabalho nestas altas temporadas de vendas que a Funidelia tinha, para isso o

O segundo desafio importante foi como estabelecer o layout dos produtos da Funidelia, pois são produtos muito díspares, desde um traje Star Wars até uma serpentina. Isto torna necessário dimensionar muito bem o espaço reservado à logística da Funidelia e realizar uma operação muito bem definida para estes produtos muito diferentes e não aumentar os custos. Assim, a Logisfashion criou um processo ad hoc para as necessidades da Funidelia tanto ao nível da necessidade de m2, como ao nível do custo, criando um processo escalável que permitiu à Funidelia prestar um melhor serviço aos seus clientes e otimizar os custos da sua logística.

O sucesso das vendas da Funidelia tem ressoado, nos armazéns da Logisfashion em Madrid, uma vez implementado o processo ad hoc, as vendas aumentaram 100%, obtendo uma redução significativa nos custos operacionais e melhorando muito positivamente a perceção dos clientes da Funidelia.

 

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