A Google revelou os dados dos estudos do The Boston Consulting Group (BCG) onde se calcula que a empresa gera 9 mil milhões de euros em valor para os utilizadores dos seus serviços gratuitos.

Segundo os dados, a utilização dos produtos e das soluções de publicidade da Google gera anualmente em Portugal 2,5 mil milhões de receitas incrementais no tecido empresarial português, mais especificamente, potenciando as vendas digitais ou as vendas viabilizadas digitalmente.

Os dois estudos realizados pela BCG, com o apoio da Google foram divulgados na semana passada e têm como tema O Impacto do Digital na Economia Portugal e o Impacto Económico da Google em Portugal.

No estudo de Impacto da Google em Portugal foi analisado não apenas o impacto económico nas receitas incrementais das empresas mas também o seu equivalente no número de empregos e ainda quantificado o quanto valorizam os portugueses os produtos da Google que usam gratuitamente (excedente do consumidor).

De acordo com a BCG, em Portugal, a utilização dos produtos e das soluções de publicidade da Google gera, anualmente, 2,5 mil milhões de receitas incrementais no tecido empresarial português, potenciando as vendas via canais online ou as vendas influenciadas digitalmente. Assumindo uma produtividade média de 21,6 euros por hora, o estudo estima que as receitas geradas pelos produtos e serviços da Google em Portugal sejam equivalentes a cerca de 70.000 empregos.

Este valor resulta não só da produtividade gerada nas empresas via publicidade (para anunciantes e responsáveis de conteúdo), mas também da ocupação de cerca de 10.000 programadores portugueses, cerca de 15% do total, que se dedicam maioritariamente ao desenvolvimento de aplicações no sistema operativo da Google, o Android.

O estudo analisa que a Google consegue este impacto pelo seu papel como motor de crescimento económico, ligando empresas e consumidores e estabelecendo ainda a ponte entre o mundo on-line e offline. Esse encontro valoriza a experiência de compra, por permitir uma melhor adequação dos produtos e serviços às necessidades e desejos dos consumidores.

“A Google está em Portugal há mais de dez anos, e continuamos comprometidos em fomentar a economia digital do país. Este estudo conduzido pela BCG reflete o impacto dos nossos esforços não apenas ao nível dos produtos que disponibilizamos aos utilizadores, mas também como temos contribuído para a digitalização do mercado português e para potenciar os negocios on-line”, destaca Bernardo Correia, country manager da Google Portugal.

Apesar dos serviços da Google serem gratuitos, o estudo procurou também conhecer o quanto os portugueses os valorizam e quanto estariam dispostos a pagar para não abdicar deles. No final, o estudo verificou que este valor anual ascende em média a 1.400 euros por utilizador de internet adulto. Um terço dos utilizadores afirmou que não abdicaria da função de pesquisa, independentemente do valor da contrapartida oferecida.

No segundo estudo foi analisado o impacto da economia Digital “pura” apontando para que, 9 mil milhões de euros, em 2017, o que representa 4,6% do PIB nacional, valor 20% superior ao registado quatro anos antes.

O estudo expressa um forte crescimento do Digital nos últimos anos, posicionando-o à frente de setores como o da Construção ou o de Energia, Água e Saneamento no que respeita ao contributo para a economia de Portugal, tendo estes contribuído para 3,5% e 3,3% do PIB, respetivamente, em 2017. São ainda abordadas as transformações que o Digital tem provocado nos mais importantes setores económicos, como o Turismo, Retalho, Banca, Seguros, Telecomunicações. Administração Pública, Educação, Saúde e Transportes e Mobilidade.

Ainda que a ritmos e escalas distintas, todos eles têm vindo a adaptar-se a uma nova revolução tecnológica. Se for considerado não apenas o impacto direto do Digital, mas também o valor gerado em jornadas de compra que começam online e são terminadas nos canais convencionais, o impacto já ascende a mais de 25 mil milhões de euros, considerando apenas os setores do retalho e turismo.

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