eThink Tank: «Como vender online em momentos que a procura é baixa?»

O primeiro e-think tank da Ecommerce News Portugal foi um sucesso! Think Tank são eventos que realizamos com o objetivo de debater temas da atualidade do ecommerce e com vista a partilhar ideias, frustrações e soluções. Para isso convidamos especialistas das áreas do ecommerce e do marketing digital a juntarem-se a um brunch para que de maneira informal possamos partilhar conhecimentos e experiências.

Dia 28 de fereveiro foi em Lisboa e o próximo será no Porto. Na sexta-feira passada, o evento exclusivo reuniu profissionais do e-commerce para debater o tema «Como vender online em momentos que a procura é baixa?«. Contámos com um painel de especialistas que nos falaram do mercado de Portugal e como vender depois de toda a agitação que começou com a Black week e terminou com os saldos em janeiro. Foi nos apresentada uma contextualização do mercado português e algumas soluções para a épocas pós «holidays».

Dados de Comércio Eletrónico em Portugal

Da parte da Gfk, o Retail Manager, Miguel Faias, apresentou Dados de Comércio Eletrónico em Portugal. Portugal atravessa um período de crescimento de vendas online sendo que os valores de vendas ainda estão abaixo da media europeia. Os picos de vendas no nosso país são definidos por eventos promocionais como a Black Friday. O ano que passou, 2019, a Black Friday foi uma semana extremamente importante no calendário do retalho produzindo um aumento acentuado semana a semana e vendas semanais acima média. E como vender após estes periodos?

Ganhar clientes com Marketing de Confiança

Tiago Coelho da Trusted Shops falou-nos de como ganhar clientes através de Marketing de confiança. Segundo o orador algumas marcas, pela dimensão que têm, não se evidencia a questão da confiança mas no mercado português, essencialmente constituído por PMES é muito importante um simbolo de confiança. Isso incluirá a «certificação da página e providenciar um selo de garantia«, que permitirá ao consumidor se teve algum problema com um produto, ativar o selo de garantia e minimizar o impacto negativo da experiência. Após a crise a tendência exportadora aumentou, portanto a aposta foi nos mercados exteriores e assim o selo de qualidade torna-se importante. O selo atribuido pela Trusted Shops não é dado somente pelo pagamento mas é também feita uma auditoria para garantir todos os padrões a que empresa se compremeteu.

Internacionalização no comércio electrónico como uma oportunidade de vendas

«A Alibaba é uma empresa global tecnologica, não é só ecommerce» começa por explicar Angela Li, responsável de desenvolvimento de negócios da Alibaba. A oradora põe o desafio «O tema hoje é: como ajudar as empresas a vender em épocas baixas?, e porque não globalizar e entrar em mercados novos?«. Apesar da dimensão do nosso país, a Alibaba é um ecossistema que permite aos portugueses a exportação para diversos países dentro da Europa e principalmente para a China. A Tmall global é uma plataforma de  ecommerce pertencente ao grupo Alibaba e fornece produtos importados a mais 700 milhões de consumidores ativos chineses. O ecossistema Alibaba para além de plataforma de ecommerce, fornece serviços cloud, logisticos, marketing, meios digitais e serviços locais.

Estratégias para vender mais online

«As vendas vão cair.» afirma Tiago Cavaco Alves. E é por isso é que se chama época baixa. Mas como fazer para que não caiam tanto? O Senior Business Development Manager Portugal da Flixbus até aquela data respondeu a esta pergunta com «Promoções, promoções, promoções, no final do dia é tudo procura e oferta«. O que uma boa estratégia exige é saber o que promover, a quem promover, durante quanto tempo e onde promover. O público é todo muito distinto e o que compra no Natal, não é o mesmo que está a comprar na época baixa. É importante manter o investimento no awareness, sendo que na época baixa o investimento tem que ser na parte de baixo do funil e segundo o orador é o que a Flixbus fazia. Parece contraditório porque em época baixa existe uma maior necessidade de vender mais e se seguires essa linha deverias tentar chegar a mais pessoas mas quando o budget fica «apaertado» mais do que muita gente é chegar às pessoas certas.  

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