Fraudes em pagamentos online aumentaram 208%

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Foi detetado um crescimento do número de ataques de phishing durante o período que antecede a Black Friday. O número total de ataques de phishing financeiros disfarçados de sistemas de pagamento online mais do que duplicou de setembro (627.560) a outubro de 2021 (1.935.905), um aumento de 208%. Esta e outras conclusões estão disponíveis no estudo da Kaspersky: «Black Friday 2021: How to Have a Scam-Free Shopping Day».

A época de saldos atrai a atenção de compradores e retalhistas, contudo, é também uma das alturas favoritas do ano dos cibercriminosos, que não hesitam em enriquecer através de retalhistas online, criando páginas falsas que imitam as maiores plataformas de retalho e plataformas de pagamento online.

Durante os primeiros dez meses de 2021, os produtos da Kaspersky detetaram mais de 40 milhões de ataques de phishing a plataformas de comércio online e de e-shopping, assim como instituições bancárias.

Enquanto as lojas físicas recuperaram em 2021 – após 18 meses difíceis, e o regresso dos clientes ao offline – os investigadores da Kaspersky não observaram as típicas tendências sazonais de phishing relacionadas com as compras online, tais como o afluxo significativo de páginas de phishing com ofertas demasiado generosas para serem verdadeiras, ou o crescimento de burlas associadas ao universo retalhista.

Também foram analisadas quais as plataformas que foram usadas como “isco” para espalhar páginas de phishing. Os resultados mostraram que a Amazon foi a página mais consistente e popular que foi utilizada como isco, ao olhar para o número total de tentativas de phishing que referem esta plataforma. Durante o decorrer deste ano, a segunda mais popular foi a eBay, seguida pelo Alibaba e Mercado Libre.

Nº de tentativas de ataques de phishing em 2021 que utilizam plataformas de compras como isco

Assistimos sempre à intensificação de fraudes na altura da Black Friday. Talvez um pouco mais inesperado seja a atenção dada aos sistemas de pagamento online. Desta vez, verificámos um aumento de 208% no número de ataques que imitam as plataformas de pagamento mais conhecidas. É claro que cada nova aplicação de pagamento é vista pelos cibercriminosos como uma nova oportunidade para explorar os utilizadores.

Tatyana Shcherbakova, especialista em segurança da Kaspersky.

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba