O Google também percebeu o boom que o setor do e-commerce teve em 2020 e, por isso, desenvolveu novas ferramentas para conectar consumidores com retalhistas e, principalmente, facilitar a pesquisa de produtos. As novas funções já foram incorporadas ao navegador.
No ano passado, a empresa decidiu oferecer o serviço Google Shopping gratuitamente. A empresa de tecnologia parou de cobrar taxas dos comerciantes em abril de 2020, uma forma de apoiar as lojas online para lidar com a dura situação deixada pela pandemia.
“As pessoas compram no Google mais de um bilião de vezes por dia e temos trabalhado para tornar essas experiências ainda mais úteis, expandindo as suas opções. Estamos aqui para ajudá-lo a encontrar novas ideias, descobrir produtos exclusivos ou obter o melhor valor da mais ampla gama possível de comerciantes, de grandes retalhistas, mercados e marcas conhecidas, a lojas locais e startups diretas ao consumidor ”, escreveu Bill Ready, presidente de comércio, pagamentos e NBU do Google.
Novas ferramentas para facilitar as pesquisas
As novidades foram apresentadas no evento da empresa Search On. Durante o evento, o vice-presidente sénior da Google, Prabhakar Raghavan, explicou que as pesquisas não são um problema, pois novas funções ainda podem ser desenvolvidas para melhorar os resultados.
Para melhorar as pesquisas, a empresa terá a tecnologia de machine learning Multitask Unified Model (MUM). Conforme explicado pelas pesquisas, eles agora terão caixas chamadas ‘Coisas que deve saber’ para enviar os utilizadores a diferentes sub-tópicos próximos ao tópico geral.
Como é que isso vai ajudar os retalhistas? Bem, muito simples, quando alguém pesquisar uma roupa numa loja, os resultados também mostrarão o stock disponível em lojas próximas ou roupas de outro estilo que esteja associado à pesquisa.
Outro aspeto importante que tem vindo a ser desenvolvido são as pesquisas visuais através do Google Lens, o software de reconhecimento de imagem. Portanto, este sistema de pesquisa agora será encontrado no iOS e no navegador Chrome.
A união do MUM com o Lens vai permitir aos utilizadores fazer pesquisas mais interessantes e não, não me refiro a detetar o nome de uma flor, mas a usar a plataforma para pedir e comprar mais rapidamente. Portanto, com o Google Lens, a pergunta feita ao mecanismo de busca pode ser muito mais simples e rápida.