Saiba quais as aplicações que as crianças portuguesas mais usam

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Um estudo da Kaspersky Safe Kids revela quais foram os conteúdos online que mais prenderam o olhar das crianças portuguesas, entre os meses de junho e agosto de 2021. Nas férias de verão, o Tik Tok conseguiu superar o WhatsApp, na lista que revela o tempo despendido nas aplicações. A popularidade do Instagram, entre as gerações mais jovens, desceu significativamente, enquanto que a da Eurovisão, que teve lugar no final de maio, cresceu, assim como a do videojogo Brawl Stars, que ultrapassou o Roblox.

Tendo em conta que o verão é o melhor momento para relaxar e procurar entretenimento, durante este período, as crianças têm mais tempo para visualizar conteúdos distintos: ver bloggers, jogar online e comunicar com os amigos. Neste âmbito, a Kaspersky analisou dados anónimos disponibilizados voluntariamente pelos utilizadores da Kaspersky Safe Kids, que dizem respeito a pesquisas feitas, aplicações mais populares em Android e categorias dentro dos websites. Este estudo teve como principal objetivo descobrir como se alteraram os interesses e as necessidades das crianças durante o verão de 2021.

Em Portugal, os conteúdos relacionados com software, áudio e vídeo representaram quase metade das visitas a websites (42,9%), seguindo-se de imediato as compras online (21,55%) e os videojogos (17,55%). Desta forma, verifica-se uma certa homogeneidade entre os vários países europeus, no que diz respeito a estes hábitos de utilização. 

Este verão, as crianças portuguesas, que utilizam dispositivos Android, dedicaram a maior parte do tempo a pesquisas no Youtube (29,62%)1, seguindo-se o Tik Tok (18,17%), que conseguiu superar o WhatsApp (12,71%), acabando por ocupar o segundo lugar. Mesmo que de forma pouco acentuada, este padrão repercutiu-se a nível global, invertendo a tendência verificada entre novembro de 2020 e abril de 2021 – em que o WhatsApp era líder de utilização. 

No entanto, dentro do território ibérico, existiu uma discrepância face à utilização do Instagram: em Espanha, este ocupou o quarto lugar na lista de utilização dos mais pequenos, enquanto que, em Portugal, a aplicação ficou em sétimo lugar, correspondendo a um valor percentual de 4,87%. 

A nível mundial, as principais atividades que estão dentro do leque de interesses das crianças foram os vídeos e o Youtube, em particular as pesquisam relacionadas com videojogos (32,3%), sendo exemplos o walkthroughs e o Lets´s Play – vídeos que se destacam pelo jogador narrar a sua experiência enquanto joga. No jogo Lets´s Play, os jogadores mais populares a nível mundial foram os ingleses SSundee e MrBeast Gaming. No que concerne aos jogos mais populares entre as crianças portuguesas, destaca-se o Minecraft (25,9%) – o mais popular durante o verão -, seguindo-se Brawl Stars (4,9%) e Roblox (4,6%).  

A segunda tendência-chave no universo juvenil foi a música. Quase um quinto das pesquisas no Youtube (18,4%) estiveram relacionadas com artistas e videoclips. A canção apontada como a mais popular este verão foi Astronaut In The Ocean, do artista Masked Wolf, e os intérpretes mais procurados Ariana Grande e Lil Nas X. 

Curiosamente, o Festival da Eurovisão também foi popular no seio das faixas etárias mais jovens. Os vencedores deste ano – o grupo italiano Maneskin – converteu-se numa das bandas de música adolescentes mais populares do mundo. As suas canções Beggin’ I wanna be your slave e a vencedora do festival – Zitti e buoni – foram as mais pesquisadas no Youtube. 

Interfaz de usuario gráfica, Texto, Aplicación

Descripción generada automáticamente

“A investigação evidencia que as crianças não mudam as suas preferências com frequência e continuam a ver o mesmo tipo de conteúdo, mesmo que os protagonistas se alterem. Por exemplo, os artistas de rock italianos Maneskin substituíram os BTS, e o jogo Friday Night Funkin’ superou o Among Us. Os números revelam também que a música interessa mais às crianças do que os desportos, hoje em dia. Nem mesmo eventos mundiais como o Euro 2020 ou os Jogos Olímpicos de Tóquio conseguiram captar a sua atenção”, comenta Anna Larkina, especialista em análise de conteúdo web da Kaspersky. 

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER

INSCREVA-SE
Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório
Email: *
Língua: English (English) Português (Portugese) Español (Spanish) *
Nome: *
Empresa: *
Cargo:
Sector:
Aceito receber a newsletter e as comunicações da Ecommerce News de acordo com a Política de Privacidade:
Aceito receber comunicações comerciais:
GDPR logdate ok:
Please don't insert text in the box below!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Deixe um comentário

Tu dirección de Email no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

PODE GOSTAR

POSTS MAIS RECENTES

Pode interessar-lhe

JUNTA-SE A NÓS?

POSTS MAIS COMENTADOS

Ir arriba