Instagram estaria a prototipar um sistema para que os criadores de conteúdo pudessem começar a ganhar dinheiro através da Instagram TV. 18 meses após o lançamento desse espaço de conteúdo de formato mais longo, a Instagram confirma à TechCrunch que fez um protótipo interno de um Programa Parceiro IGTV que permitiria aos criadores ganhar dinheiro ao mostrar anúncios ao lado dos seus vídeos.

Ao fornecer aos criadores uma forma sustentável e independente de gerar receita a partir da IGTV, eles poderiam ser inspirados a trazer mais conteúdo de maior qualidade para o destino, diz a empresa.


O programa poderia funcionar de forma semelhante ao Facebook Watch, onde os criadores de vídeo recebem 55% da receita do «Ad Breaks» inserido na metade do seu conteúdo. Não se sabe qual seria a percentagem de receitas para a IGTV, mas como o Facebook tende a publicar todos os seus anúncios em todas as suas aplicações através das mesmas interfaces de compra, poderia continuar a abordagem de 55% que permite aos seus criadores obterem o máximo lucro.

Até agora, é verdade que o Instagram já trabalhou com um grupo limitado de celebridades a quem pagou «para compensar os pequenos custos de produção» dos conteúdos da IGTV; mas não oferece uma forma de obter lucro. Como resultado, muitos influenciadores saíram em busca de conteúdo patrocinado ou usaram este espaço para tentar empurrar os seus seguidores para plataformas como o YouTube, o que lhes dá dinheiro.

Esta falta de monetização pode ter contribuído para a ausência de conteúdo na IGTV. Muitos dos vídeos deste espaço são excertos do conteúdo do YouTube. Além disso, a realidade é que este não é um espaço popular entre os utilizadores: apenas 7 milhões dos mais de 100 milhões de utilizadores da Instagram entram na IGTV.

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram