Maior gasto por cliente e ligeiro aumento do volume de faturação durante a Black Friday

A Black Friday terminou e a Trilogi, empresa de consultoria no setor de comércio eletrónico, analisou os dados mais relevantes de 200 ecommerces que utilizam a plataforma LogiCommerce na semana da Black Friday 2021 (de 22 a 28 de novembro) comparados ao mesmo período da Black Friday do ano passado. 

Há poucos dias surgiram estudos que indicavam que a taxa de poupança dos consumidores seria maior e que a suposta escassez de suprimentos e a hipotética elevação dos preços poderiam torná-los mais sensíveis e estimulados a comprar com ofertas e bons preços. Perante esta situação e após um ano atípico, as incógnitas eram muitas e com este estudo da Trilogi muitas delas foram resolvidas. 

Mais gastos e um cesto médio mais elevado na Black Friday

Nesta Black Friday verificou-se um aumento do cesto médio de 18% face ao ano anterior (de 128€ em média por comprador para 151€), o que significa que mesmo com menos 12% de compradores, a faturação de 2020 foi ultrapassada em 5%.

O aumento das plataformas de pagamento diferido online, o maior foco na experiência do utilizador ou o compromisso com as ferramentas de marketing automation, juntamente com a maior taxa de poupança dos consumidores, facilitaram este aumento do volume de negócios.

A regresso das lojas físicas não enfraqueceu as vendas online na Black Friday

Apesar deste ano já ter havido uma presença destacada de vendas em lojas físicas durante o período da Black Friday, não houve queda no comércio online, muito pelo contrário. O tráfego foi mantido em comparação com o ano anterior. Verificou-se até um aumento de 2% nas visitas aos ecommerces durante a semana da ‘Black Friday’. 

Outro fator chave para alcançar esta consolidação tem sido a aplicação de uma estratégia omnicanal que tem garantido ao cliente uma experiência de compra gratificante em todos os canais da loja, seja por encontrar a loja num anúncio, numa pesquisa no Google, perguntando sobre os produtos através do canal WhatsApp Business ou reservando o produto no eCommerce e levantando na loja física, entre muitas outras opções.

Menos compras de novos clientes na Black Friday

No ano passado foi detetado um claro aumento nas compras de consumidores que estavam a comprar pela primeira vez numa loja, mas durante esta Black Friday a tendência desacelerou e há uma queda de 14% nos novos registos neste período. 

Dados que mostram a importância do cliente recorrente nas vendas online, que se torna ainda mais importante no momento em que os impactos recebidos aumentam e o conhecimento do produto ou a experiência de compra anterior se torna fundamental. 

Setores de eletrónica e mobiliário são os setores de crescimento mais rápido em comparação com 2020 na Black Friday

O setor da eletrónica aumentou o seu volume de negócios em 12% face ao ano anterior e o setor do mobiliário e decoração registou um crescimento de 22%

Estes dois setores são os que mais têm crescido em faturação se o período da Black Friday deste ano for comprado com o mesmo período do ano anterior. 

O setor de moda, calçado e acessórios é o que mais cresce em relação ao cenário anterior à pandemia da Black Friday

Se analisarmos os números da Black Friday de 2019 em comparação com este ano, pode-se concluir que o setor de moda, calçado e acessórios é o que mais cresceu após a pandemia. 

Ao nível do volume de negócios, este setor melhora em 50% os valores obtidos em 2019. O que indica que se trata claramente de um setor que está cada vez mais na onda dos descontos. A Black Friday deixou de ser um período em que as lojas de tecnologia, eletrónica e informática se destacavam dos restantes setores. 

Em suma, a Black Friday consolida-se ano após ano e poucos são os negócios que optam por não dinamizar a sua loja com ofertas e promoções atraentes para os seus clientes neste período do ano. 

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