Os últimos avanços tecnológicos tornaram o marketing de proximidade cada vez mais popular. Hoje, o uso global do telemóvel é uma realidade. O smartphone tornou-se uma ferramenta necessária no nosso dia-a-dia e o número de horas que passamos com os nossos telemóveis aumenta exponencialmente com o passar do tempo.

A usabilidade do dispositivo móvel diversificou-se graças ao surgimento de novas aplicações que permitem tanto a utilização comunicativa e profissional, como a informação e o lazer, multiplicando as opções de contacto com o potencial cliente.


Assim, definimos marketing de proximidade como a estratégia que nos permite estabelecer contacto com os consumidores tendo em conta a sua localização através da utilização de tecnologias móveis.

Recorremos a Carmen Bermejo, professora de ‘The modern direction of marketing’ do Mestrado de Planeamento Estratégico da Empresa na ESERP Business & Law School, para nos dar uma visão mais ampla do marketing de proximidade, conhecendo as suas inúmeras vantagens e descobrindo as estratégias de sucesso com exemplos de aplicação para empresas.

“O marketing de proximidade faz parte do poderoso universo do marketing experiencial, que recomenda conectar-se com o consumidor a partir das emoções e apostar em sentir e vivenciar a marca na primeira pessoa para despertar um sentimento interno de apego”, começa por explicar. “Desta forma simples e direta, sem que o cliente precise de baixar nenhum aplicativo no seu terminal, a empresa que utiliza este tipo de estratégia poderá enviar a mensagem que deseja para os potenciais clientes”.

No entanto, Bermejo destaca que estamos diante de um conceito aprimorado e desenvolvido, mas não é novo. “Para dar um exemplo, um dos tipos de marketing de proximidade seria a leitura de códigos QR, a única ferramenta passiva que requer vontade do utilizador de fazer scan do código e, assim, optar pela informação”.

O marketing de proximidade tem como ponto de partida, como qualquer ferramenta estratégica, objetivos previamente estabelecidos. Portanto, partindo da mesma raiz de atuação, temos várias opções, bem como ferramentas, para atingir os objetivos do negócio”.

Sobre as múltiplas vantagens ou benefícios de realizar uma estratégia de marketing de proximidade, Carmen Bermejo aponta duas virtudes que claramente interessam às empresas:

  • Como principal fator diferenciador, destacamos o contacto direto, que gera um impacto maior do que outras estratégias e, portanto, melhores resultados. A proximidade com o alvo permite aumentar a eficácia do objetivo geral de qualquer campanha publicitária.
  • A segunda vantagem seria o impulso para a venda imediata. Ao lançar uma mensagem que faça sentido de acordo com o ambiente físico em que o utilizador se encontra, as possibilidades de direcioná-lo para a decisão de compra aumentam potencialmente.

Ao implementar uma estratégia de marketing de proximidade, Bermejo explica que, embora muitas vezes o foco numa estratégia possa ser a opção de maior sucesso, pessoalmente apostaria numa combinação de ferramentas, ou seja, um mix para ativar a expectativa do utilizador .

Controlar cada ação de um negócio e seguir uma estratégia definida, clara e eficaz exige a criação de um plano de marketing que inclua todas as técnicas utilizadas para atrair, atrair e reter clientes. O Programa de E-Commerce e Estratégia Digital oferecido pela ESERP Business & Law School é uma boa opção para entender o ecossistema digital atual e impulsionar qualquer negócio online.

Qualquer empresa que esteja aberta a novas metodologias inovadoras deve «apostar no marketing de proximidade» em três aspetos fundamentais:

  1. Sofisticação dos programas de fidelidade, além dos tradicionais cartões de desconto que não geram fidelidade por si só.
  2. Adequação na interpretação dos dados. Hoje, todas as empresas têm informações sobre os clientes, mas nem todas sabem lê-las bem. A informação bruta não agrega valor.
  3. Atendimento às expectativas do cliente. O utilizador exigente de hoje espera receber a promessa de completar a experiência de uma forma gratificante. Caso contrário, será criada uma rejeição da marca causando uma motivação negativa.

Aplicar estas técnicas de marketing de proximidade e seguir estas dicas pode ajudar qualquer empresa a atrair novos clientes, aumentar a sua visibilidade, obter novos compromissos e obter dados importantes sobre utilizadores.

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