Os avanços tecnológicos têm permitido o surgimento de diferentes opções de pagamento digital e a consolidação das já existentes. Muito do seu sucesso reside na confiança, porque sem ela os clientes não se sentem à vontade para fazer pagamentos eletrónicos.

Para satisfazer as necessidades dos consumidores, garantindo a segurança e uma boa experiência de compra, os ecommerce estão a optar por oferecer diferentes métodos de pagamento que proporcionam confiança suficiente aos compradores. Em Espanha, o pagamento por cartão é o mais comum, sendo 85% desta população o utiliza, embora cada vez mais pessoas estejam inclinadas a utilizar outros métodos na sua vida quotidiana.

Por seu lado, 79% dos consumidores pagam através do PayPal, tornando-se o segundo método mais utilizado, seguido das transferências bancárias (39%) e do pagamento contra reembolso (28%), de acordo com o estudo anual de ecommerce do IAB.

A nível mundial, os cartões também são o método de pagamento mais utilizado, embora as preferências dos consumidores mudem de acordo com os hábitos e necessidades da sociedade. Por exemplo, na Ásia, os pagamentos por débito direto e transferências são generalizadas, tal como em alguns países europeus. Na América do Norte, os cheques são um dos métodos de pagamento mais utilizados.

Quando se trata de métodos de pagamento, não são apenas os consumidores que decidem qual deles preferem utilizar, a responsabilidade recai sobre os comerciantes. Em cada empresa podemos ver os diferentes sistemas de pagamento que eles aceitam, mas se querem ser cativantes para os compradores, têm que dar opções em que prime a facilidade, velocidade e segurança no pagamento, pois alguns consumidores gostam cada vez menos de fornecer dados pessoais para comprar on-line.

Alguns gateways de pagamento, aproveitando a sua tecnologia avançada, adaptam-se a diferentes métodos de pagamento para que seus os clientes possam garantir aos consumidores um pagamento rápido, ágil e seguro, ajudando a melhorar as suas taxas de conversão e a fidelização dos compradores. 

 

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram