O volume de negócios através do ecommerce em Espanha superou os 5,9 milhões de euros no segundo trimestre de 2016, segundo a Comissão Nacional de Mercados e Concorrência. Parte deste crescimento deve-se ao aumento da confiança dos consumidores, mas ainda existem receios e dúvidas quanto à utilização do comércio online. Uma ferramenta que está ajudar a construir confiança entre os utilizadores são os sistemas de mensagens instantâneas. Não é a mesma coisa fazer uma compra sem poder pedir à própria empresa ou a outros utilizadores que ter o suporte e a resposta quase imediata com um clique.

Os especialistas destacam cinco benefícios principais para qualquer e-commerce que utilize mensagens instantâneas como um canal de atendimento ao cliente:

  1.       Os utilizadores permanecem na aplicação. «O Whatsapp já seria a segunda app mais usado, segundo dados do IAB Spain. Portanto, não é surpreendente que as empresas usem esse canal para comunicar com os seus clientes. No entanto, subtrai profissionalismo e força o cliente a deixar a aplicação da empresa. Uma mensagem integrada permite a comunicação instantânea desde a aplicação durante a compra, para que o utilizador não saia do ecommerce«, explica Seve Oscoz, diretor geral e fundador da Talkapp.
  2.       Comunicação sem barreiras. As mensagens instantâneas integradas no sistema da empresa não forçam o utilizador a ter outra aplicação para aceder o chat, como o Whatsapp. Assim, não há nenhuma barreira para o cliente fazer perguntas durante o processo de compra online.
  3.       Não há necessidade de guardar o contacto. Os clientes não precisam criar um novo contato que é perdido entre amigos e familiares para mensagens com a empresa, simplesmente a partir do próprio ecommerce tem acesso direto a mensagens instantâneas.
  4.       Serviço profissional e seguro. As mensagens integradas na própria aplicação de ecommerce são percebidas como um serviço ao cliente mais premium, oferecendo uma imagem mais profissional e segura do ecommerce.
  5.       Imediatez, proximidade e privacidade. A confiança é essencial para vender online, com as mensagens instantâneas no próprio portal ou a aplicação transmitir em proximidade com os clientes, mas também em resposta imediata e privacidade no conteúdo. Também se pode humanizar com o uso de emojis e usando um tom informal nas conversas.

 

 

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