O Instagram é uma das redes sociais com maior sucesso no mundo. Apesar disso, ainda oferece difícil acesso para novos utilizadores. A realidade é que até agora, quando fazemos uma pesquisa, encontramos resultados limitados a nomes de contas, locais ou hashtags. Mas se precisamos de encontrar um tópico específico ou um tópico atual, não é tão fácil.
Novas melhorias na classificação dos resultados da pesquisa
A pesquisa foi projetada para ajudar a encontrar contas e tópicos de interesse. A rede social aposta neste motor de pesquisa e quer fazê-lo bem, pois tenta organizar os resultados da pesquisa de acordo com o que é mais relevante, seja um amigo próximo, um criador ou ideias para sobremesas vegan.
Se, por exemplo, queremos encontrar imagens do espaço depois de ver a lua azul. Quando tocamos na barra de pesquisa na página Explorar, a primeira coisa que vemos são as pesquisas recentes. Conforme começamos a digitar «espaço», eles mostram contas, áudio, hashtags e lugares que correspondem ao texto da pesquisa. Nesse caso, resultados como @space e #space aparecem porque «espaço» aparece nos seus nomes.

Para além do texto que digitamos na pesquisa, usamos informações de contas, hashtags e lugares, chamados de sinais, para classificar os resultados da pesquisa. Os sinais mais importantes que são usados:
- Texto de pesquisa. O texto que aparece na barra de pesquisa é o sinal mais importante para a pesquisa. São feitas tentativas de combinar o que digita com nomes de utilizadores, biografias, legendas, hashtags e lugares relevantes.
- Atividade da conta. Isto inclui as contas que estão a ser seguidas, os posts que foram visualizados e como as contas interagiram no passado.
- Informações sobre os resultados da pesquisa. Quando há muitos resultados potenciais, os sinais de popularidade também são vistos. Isto inclui o número de cliques, likes, partilhas e seguidores de uma conta, hashtag ou local específico.
Como aparecer na pesquisa do Instagram?
Se o que lhe interessa é aparecer nos resultados da pesquisa quando os seus amigos ou fãs estiverem a procurar por si. Para além de tornar mais fácil para outras pessoas encontrarem as suas fotos e vídeos, siga estas práticas recomendadas:
- Use um identificador e um nome de perfil adequado. Os resultados da pesquisa correspondem ao texto. Usar um identificador do Instagram ou um nome de perfil relacionado ao conteúdo dos seus posts é a sua melhor opção para aparecer em pesquisas relevantes. Se os seus amigos ou fãs o conhecem por um determinado nome, inclua esse nome no seu nome de utilizador ou perfil para que possa aparecer quando eles procurarem por si.
- Inclua palavras-chave e canais relevantes na sua biografia. Certifique-se de que a sua biografia inclui palavras-chave sobre quem é e sobre o que trata o seu perfil. Se a sua conta for específica para um local, como para uma pequena empresa, compartilhar a sua localização na sua biografia pode fazer com que as pessoas na sua área o encontrem mais facilmente.
- Use palavras-chave e hashtags relevantes nas suas legendas. Para que um post seja encontrado na Pesquisa, coloque palavras-chave e hashtags no título, não nos comentários.