A Amazon assume a liderança, mas é seguida por outras empresas como a Walmart, JD, Next e Target, que também se estão a sair muito bem no comércio online. O problema é que estas empresas conseguem obter mais benefícios por ano do que o próprio mercado de compras online. É por isso que o ecommerceDB.com e o Statista Digital Market Outlook quiseram analisar como o resto das lojas influenciam o desenvolvimento do mercado de vendas online.

Por exemplo, apenas amazon.com, walmart.com, apple.com, bestbuy.com e homedepot.com atingiram uma quota de mercado de 32% em 2018. Enquanto as outras empresas, de 6 a 100, recebem apenas 34%. Contudo, a conclusão do estudo diz que o resto das empresas também têm um papel muito importante no crescimento deste mercado.


mercado comercio online

Estados Unidos da América

Nos Estados Unidos, o crescimento total do mercado do comércio eletrónico entre 2017 e 2019 foi de 23%. Ao olhar para as lojas online, é de salientar que o segmento de crescimento mais rápido nos Estados Unidos está na faixa dos 6-25 com um crescimento líquido de vendas de 38%. Nesta categoria encontramos empresas tais como: Macy’s, Costco, Sams Club, Nostrom ou Gap.

Apesar do fato das 5 maiores lojas terem grandes lucros por ano, não há muita diferença com o grupo seguinte em termos de crescimento. Onde é mais evidente no grupo dos 25 a 100 que o crescimento é de apenas 24%, porque acima de tudo há o segmento de empresas que se dedicam especificamente às vendas online e não realizam outros tipos de atividades.

Reino Unido

No Reino Unido, enquanto que o mercado global cresceu em média 12% entre 2017 e 2019, os segmentos de lojas online com melhor classificação cresceram pelo menos 20% e os 26-100 classificados registaram o maior crescimento líquido de vendas de 26%. Isto não é consistente com o mercado dos Estados Unidos.

Entre os 5 melhores do Reino Unido encontram-se empresas como: Amazon, Tesco, Very, Argos e John Lewis.

Alemanha

A Alemanha tem uma situação mista entre os Estados Unidos e o Reino Unido. O grupo com maior crescimento no mercado é o que se situa na faixa dos 6 a 25, com um crescimento de 28%. Enquanto o grupo com o crescimento mais baixo é o líder com 20%. O grupo de lojas na faixa de 26 a 100 atingiu um crescimento até 26%.

O crescimento total do mercado de comércio eletrónico, neste caso, é de 19% entre 2017 e 2019.

A Alemanha tem entre as empresas líderes no mercado online a: Amazon, Otto, Zalando, Mediamarkt e Note Book Billiger.

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram