O pagamento por link torna-se a salvação do comércio eletrónico

A compra está a tornar-se cada vez mais fácil, especialmente através das redes sociais. Para as empresas, a rapidez e a facilidade com que os clientes podem comprar é fundamental. Já não é necessário mostrar-lhes um anúncio que os leve até à loja online para fazer todo o processo de compra. Pode agora reduzir toda a viagem a alguns cliques, graças ao pagamento por link. Neste artigo, Juan José Llorente descobre como o pagamento por ligação pode ajudar o comércio eletrónico a vender mais sem ter de gastar um grande orçamento ou muitas horas de desenvolvimento.

O comércio contextual não é novo, tem vindo progressivamente a criar um fosso entre as preferências dos comerciantes e dos utilizadores há já algum tempo. De facto, o nosso último Relatório Adyen sobre o Retalho 2019 mostrou que os consumidores estão cada vez mais dispostos a utilizá-lo. Um em cada quatro inquiridos disse-nos que tem um orador inteligente em casa e mais de metade da tecnologia digital é essencial para a sua vida quotidiana. Mas também vimos que os retalhistas ainda não estavam a corresponder a essas expectativas e que 55% dos compradores foram, a dada altura, obrigados a abandonar uma compra porque o processo era demasiado longo ou complicado.

O pagamento por ligação é exatamente o que parece: um link que leva os compradores a uma página de pagamento onde podem introduzir os dados e pagar. É extremamente simples e seguro, pois oferece a possibilidade de uma troca de responsabilidade através da ligação, reduzindo a fraude com uma forte autenticação do cliente (3D Secure 2), e fazendo vendas no seu comércio eletrónico, call center ou através de redes sociais, entre outras opções com pouco trabalho de desenvolvimento ou integração. Levante a mão se viu um anúncio na sua rede social favorita e não pensou em como pode ser complexo adicionar este canal de vendas ao seu comércio eletrónico. O pagamento por ligação vem em auxílio.

É claro que não estamos a falar de nenhuma novidade. O pagamento por ligação tem sido utilizado nos call centers como forma de recolher os dados de pagamento dos utilizadores de forma segura, eliminando a necessidade de transmitir os dados do cartão de crédito pelo telefone, o que é totalmente desencorajado por razões de segurança. O pagamento por ligação é também muito popular entre os retalhistas de luxo, pois é uma boa forma de vender produtos de edição limitada ou recomendados a clientes VIP através de uma página de pagamento privada especialmente criada para o efeito, com um duplo benefício: mantém a sensação de exclusividade e assegura a venda.

Mas não é só isso. Se alguma vez perdeu um cliente a meio do processo, pode utilizar esta opção para o recuperar, enviando-lhe um e-mail com o link de pagamento para que possa concretizar a sua compra. Ou talvez um comprador numa loja física tenha descoberto que o seu tamanho não estava em stock. Assim que o produto estiver novamente disponível, pode enviar-lhe um e-mail com o link de pagamento para que possa completar a compra online e levantá-lo na loja ou recebê-lo em casa.

Pode utilizar, por exemplo, um QR code para que os clientes possam efetuar o pagamento no seu smartphone. É rápido, fácil e (acima de tudo) totalmente seguro. E, claro, o pagamento por ligação é ideal para ajudar a realizar compras através de assistentes de voz. O consumidor só tem de fazer a sua encomenda através da sua Alexa, Apple HomePod ou Google Home e depois completar o pagamento, clicando no link que recebe no seu e-mail.

E, por último, outra grande oportunidade de fazer uso do pagamento por ligação é a das doações. Pode gerar um simples link de pagamento e enviá-lo por e-mail para uma mailing list. Ou pode aceder ao link através de um QR code impresso num cartaz. Pode até ser enviado para dispositivos móveis próximos usando NFC, para que possam receber um link de pagamento quando passarem pelo cartaz da campanha de doação.

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