Muitas empresas estão atualmente a passar por um momento em que têm de redireccionar os seus negócios para o mundo online. Padel MBA é uma experiência sem precedentes em Padel, sinónimo de conhecimento e inovação. Um programa de formação online concebido tanto para instrutores como para jogadores amadores ou para aqueles que queiram ir um passo mais além. Este projecto é apoiado por empresas como a PadelNuestro, Bullpadel, ThePowerMBA, Manzasport, SportReset e Pascal Box. Falámos com Álex Martínez, CEO da Padel MBA, que nos falou mais sobre este projecto inovador.

EcN: O que é o MBA Padel e como se diferencia dos outros cursos Padel?


Álex Martínez (AM): Parece complicado oferecer um curso através da Internet que mantenha o utilizador atento. Tivemos isto em conta e os vídeos são curtos e os conceitos claros. Melhorar o jogo individual ou em equipa é apenas um exemplo do que se pode encontrar nesta plataforma. Padel MBA é um projecto de sementes que procurou ver a viabilidade da formação desportiva online. Os dados mostraram a sua validade, pelo que em breve será lançado «A Netflix do desporto». É uma frase banal, mas: «Tempos de crise são tempos de oportunidade».

EcN: Quem são os criadores deste projecto e o que é que cada um contribui?

AM: Somos 6 parceiros que se especializaram. Caso contrário, não seríamos capazes de oferecer a garantia de qualidade que oferecemos. Por um lado, Miguel Cuesta e Daniel Fernandez são especialistas em gestão. Eles são responsáveis pela área de gestão do clube. Fornecem informação de alta qualidade a gestores, investidores ou treinadores que desejam expandir os seus conhecimentos. Na área física, Pau Calatayud criou o curso Padel Strength, onde oferece conceitos e treino para melhorar o nível de jogo, e acima de tudo, prevenir e recuperar de lesões típicas do nosso desporto. Na área técnica, Peter Alonso, jogador profissional, e Manu Martín, um dos melhores treinadores de padel profissionais, estão encarregues de fornecer ao cliente final os conceitos que aprenderam e aplicaram durante todos estes anos. São afortunados por terem trabalhado em todas as fases do jogador de padel, desde a iniciação básica até ao treino de um campeão mundial. E é por isso que sabem que são capazes de fornecer informação de qualidade que certamente fará com que o estudante aprenda mais rapidamente.

EcN: Quantos tipos de cursos existem?

AM: Actualmente temos 6 categorias: jogadores, treinadores, crianças, directores, preparação física e saúde (fisioterapia e readaptação). Dentro de cada categoria há diferentes cursos: 6 cursos para jogadores, 7 para treinadores, 4 para preparação física, 1 para crianças, 1 para directores e 2 em saúde, perfazendo um total de 21 cursos em apenas um ano desde que entrámos no mercado.

EcN: O que significa para si a Black Friday?

AM: Para nós a Black Friday não tem sido uma simples data para reduzir os nossos preços e vender o maior número possível de cursos, para nós tem sido muito mais, tem significado um antes e um depois para o modelo de negócio PadelMBA. No início lançámos 3 cursos: Padel Player, Padel Strength e Padel Trainer. Cursos moderadamente extensos que ofereceram uma aprendizagem completa em cada disciplina e que sem dúvida foram muito bem sucedidos. No entanto, percebemos que a procura estava a tornar-se cada vez mais específica e especializada e exigia cada vez mais aprendizagem concreta e especializada, por isso decidimos reestruturar a nossa oferta de cursos, oferecendo pacotes mais pequenos e sobretudo com aprendizagem mais específica por um preço padrão mais acessível, 19€, bem como criar muitos outros cursos completamente novos. E pode estar a pensar, o que tem tudo isto a ver com a Black Friday? Para nós a Black Friday tornou-se uma data chave, uma vez que nos propusemos o objectivo de alcançar esta data com a nova estrutura do curso totalmente pronta, e não só isso, mas com um facelift da nossa identidade visual, website actualizado, novos projectos de conteúdo, tais como

Formação Qeres e FyxBody, e muito mais. Foram umas semanas difíceis de trabalho, mas com alegria, podemos dizer que a Black Friday foi uma boa alavanca de comunicação para lançar os nossos novos cursos, bem como um dia importante para a família PadelMBA.

EcN: Que impacto teve?

AM: A campanha da Black Friday (26/11 – 1/12) teve um impacto muito positivo em termos de cursos vendidos, com mais de 550 unidades vendidas e um ROAS (Return On Ad Spend) positivo.

EcN: Que acções de marketing levou a cabo, alguma campanha específica?

AM: Uma vez que não só tivemos de comunicar preços especiais na nossa oferta de cursos, mas também a reestruturação que tínhamos sofrido no nosso modelo de negócio, a comunicação tornou-se uma tarefa fundamental. Por um lado, realizámos uma campanha de comunicação orgânica a partir das nossas redes sociais (Instagram e Facebook). Assim como o Email Marketing a anunciar a nossa nova oferta de cursos. Mais tarde, no dia 26, lançámos uma campanha de prospecção destinada ao tráfego e outra campanha de remarketing optimizada para conversão nos ambientes dos Anúncios do Facebook, para tentar alcançar o número máximo de impactos e vendas.

EcN: Qual foi o curso mais vendido?

AM: Os cursos mais vendidos têm sido dois dos nossos novos cursos lançados durante a Black Friday: Padel Kids e Padel Clubs.

EcN: Projectos futuros?

AM: Desde há 2 meses, estamos com um projecto paralelo a PadelMBA muito mais ambicioso. Trata-se de replicar o modelo de negócio online que temos em PadelMBA mas a outros desportos e em várias línguas. Neste momento temos 18 desportos fechados (futebol, basquetebol, crossfit, calistenics, surf, futebol de salão, neve, ténis, psicologia desportiva, ténis de praia…) e no primeiro trimestre de 2021 será colocado no mercado sob o nome de Viewzn. O objectivo é tornar-se a referência nacional e internacional no desporto para cursos online e offline para todos os tipos de público.

Mantenha-se informado das notícias mais relevantes em nosso canal Telegram