Quatro dicas para adaptar o seu negócio a picos de vendas elevados

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À medida que nos aproximamos do trimestre mais forte do ano no setor retalhista, é mais importante do que nunca adaptar o negócio para lidar com as enormes avalanches de compras, tanto online como em loja, durante as campanhas de pico de vendas como a Black Friday, a Cyber Monday e o próprio Natal, tanto em termos de estabilidade e segurança, como em termos de escalabilidade. Para que tal seja possível, as marcas devem assegurar que os pagamentos sejam sempre efetuados, selecionando o parceiro certo.

É por isso que empresas como Adyen trabalham continuamente ao longo do ano para se prepararem para isto. Para a Adyen, uma data como a Black Friday é apenas mais um dia, como o início das vendas, o Natal ou o Singles Day, entre outros. Mesmo assim, é importante adaptar-se aos clientes e é por isso que aumentam os recursos das equipas que monitorizam a plataforma, adaptando também os planos de lançamento e implementação de códigos na produção, com especial ênfase na vigilância para que tudo corra bem.

Assim, aqui estão quatro dicas chave para adaptar o seu negócio ao pico de vendas antes das grandes campanhas nos próximos meses:

1. Personalizar a experiência de compra para os seus clientes


A principal vantagem de personalizar o check out de uma marca é proporcionar aos clientes finais uma experiência de pagamento mais simples, o que resultará num consumidor mais feliz que é capaz de converter mais. Isto resulta num processo com menos cliques e mais rápido em geral.

Na hora de pagar, para melhorar a experiência de compra do consumidor e conseguir uma relação mais próxima e direta com ele, evitar redirecioná-lo para um website de terceiros e oferecer-lhe uma plataforma personalizada onde possa introduzir os seus dados de pagamento para tornar o processo de pagamento o mais simples possível.

2. Oferecer múltiplos métodos de pagamento

Em cada país, os métodos de pagamento são muito diversos e na Europa, em particular, o quadro é muito fragmentado. Para além disso, o método de pagamento ideal depende muito do tipo de negócio – não é o mesmo para um retalhista que vende produtos físicos e tem um ticket de venda elevado que para um modelo de negócio baseado em assinaturas, o que exigirá o seu método para suportar pagamentos recorrentes.

Portanto, oferecer múltiplos métodos de pagamento é fundamental para assegurar as vendas e o sucesso do seu negócio, mas também para compreender o tipo de negócio e o consumidor para realizar uma análise detalhada por mercado e ver o que faz sentido em cada caso.

3. Combate à fraude nas compras

De acordo com o Relatório Adyen Retail, dois em cada cinco consumidores abandonam uma compra porque o seu cartão foi erradamente recusado por suspeita de fraude. Isto equivale a uma perda total mundial de 223,9 mil milhões por ano. Para combater a fraude durante períodos de grandes campanhas, é aconselhável rever as definições para adaptar o padrão de compra máximo esperado das vendas. Para o fazer, é essencial colaborar diretamente com os retalhistas para tentar equilibrar a conversão e a rejeição. É por esta razão que Adyen já integrou este tipo de ferramenta na sua solução de pagamento.

4. Adapte o seu negócio para cumprir os regulamentos

É necessário preparar-se para o PSD2 e a forte autenticação que as empresas online são obrigadas a cumprir. Apesar dos atrasos, algumas empresas e bancos estão ainda em processo de adaptação ao PSD2, enquanto outros estão a começar a sentir o impacto. A fase de implementação do PSD2 tem sido bastante diferente em cada mercado, uma vez que cada país a adaptou por fases.

Os clientes estão cada vez mais habituados a utilizar a autenticação e isto é particularmente notório nos mercados onde esta não era tradicionalmente utilizada tanto como em Espanha ou França, em comparação com o Reino Unido ou os países nórdicos onde estão mais habituados a ela.

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