Que estratégias de negócio devo utilizar para alavancar as vendas da minha Loja Online?

O principal objetivo de qualquer Loja Online é, sem dúvida, vender. Podemos ter um website com um design fantástico, com as melhores fotografias, com a melhor experiência do utilizador, com os melhores produtos / serviços, mas no final do dia o que é essencial é ter receita. Todos estes fatores contribuem de forma decisiva para ter sucesso. Mas num mercado global tão concorrencial como é o caso do e-Commerce de que forma é podemos aumentar as nossas vendas online? Existem algumas estratégias de negócio que permitem aumentar a receita de qualquer site de e-Commerce. Saiba quais: 

Visual Merchandising

A Página de Produto / Serviço de qualquer Loja Online é essencial para a tomada de decisão de compra. Na web não temos provadores, não temos o assistente de loja e muito menos estamos a ver e/ou tocar no produto / serviço. Implementar estratégias de Visual Merchandising como: fotografias em várias perspetivas, fotografias 360º, infografias com as características dos produtos, fotografias dos produtos em ambiente e/ ou exterior ou com modelos (no caso de serem marcas de roupa por exemplo) e vídeos são essenciais para garantir que o utilizador toma a decisão de comprar online. Quanto mais informação o cliente tiver sobre os produtos / serviços melhor. Sobretudo informação visual. 

Produtos Personalizados

A personalização dos produtos é uma tendência e é essencial para garantir a preferência dos utilizadores pelas Loja Online em detrimento das Lojas Físicas onde a customização não é possível. Atualmente já é possível customizar totalmente os produtos (exemplo: ténis, joias, roupa, carros, etc.) e recebê-los em casa comodamente. É uma estratégia que permite criar uma relação com o cliente e fidelizá-lo atribuindo-lhe o estatuto de único e especial pois criou um produto exclusivo para si. Já existem várias ferramentas que podem ser incluídas nos websites que permitem este nível de customização (exemplo: configuradores de carros, configuradores online de roupa, sapatos e joias e, também, ferramentas de realidade aumentada que permitem criar produtos online, entre outros). Esta personalização dos produtos é já uma tendência global no mundo do e-Commerce e rapidamente vai chegar a Portugal.

Recomendações

As recomendações de produtos e/ou serviços são essenciais para os clientes optarem por comprar online. Na ausência de estarem fisicamente com os produtos / serviços os clientes procuram confiança e é aí que as recomendações desempenham um papel fundamental. A opinião dos nossos pares é muito mais valorizada do que qualquer anúncio de publicidade, opinião da marca ou de um especialista e, por isso, incluir recomendações no nosso website de e-Commerce é essencial para reforçar a credibilidade da marca e dos produtos / serviços vendidos online. Existem várias ferramentas no mercado que podemos utilizar para gerir os comentários / opiniões dos clientes na nossa plataforma e, com isso, alavancar a nossa receita online. 

Bundles / Packs Promocionais

Este tipo de estratégias são muito comuns e são essenciais para potenciar o cross-selling / up-selling nas Lojas Online. Os bundles / packs promocionais aparecem geralmente nas páginas de produto ou no check-out do carrinho de compras e atribuem descontos caso o cliente compre o pack de produtos. É uma forma simples e muito eficaz de aumentar as vendas, potenciar a compra de mais do que um artigo por encomenda e, sobretudo, incrementar o valor da encomenda por cliente. 

Artigos vistos recentemente

A estratégia de relembrar o cliente dos artigos que viu recentemente também é útil para aumentar a probabilidade de conversão e, consequentemente, as vendas da Loja Online. Muitas vezes os clientes visitam os websites de e-Commerce para consultar as novidades / tendências e acabam por não comprar nada online. Com esta funcionalidade é possível relembrar os produtos que foram consultados pelo cliente na sua última visita ao site sugerindo a compra. É, inclusivamente, possível oferecer descontos personalizados através deste tipo de iniciativas e apelar à compra online através de pop-ups com calls-to-action (CTAs) apelativos. 

Sugestões: “Quem viu este artigo, também viu…”

Também bastante comum e essencial para apelar à compra. O ser humano é muito influenciado pelas tendências e, sobretudo, pelas escolhas dos seus pares. Nesse sentido, nada melhor que apresentar sugestões baseado no perfil de navegação dos clientes de forma a potenciar a necessidade de efetuar a compra de produtos e/ou serviços que a maioria dos clientes compra. É uma técnica que funciona muito bem como recomendação quando o cliente está a navegar no nosso site de e-Commerce e está indeciso que produto / serviço comprar. 

Última Unidades

Outra estratégia muito simples e funcional para potenciar a compra por impulso. Muito útil para escoar stock, as últimas unidades são sempre uma mais-valia para alavancar as vendas. Os clientes online estão sempre atentos a este tipo de iniciativas porque sabem que quando os produtos já não têm muito stock tendencialmente são bem mais baratos. É, por isso, essencial ter uma área do site destacada com as últimas unidades onde os clientes possam comprar os produtos / serviços antes que esgotem. 

Promoções Flash

Exemplo de criar urgência de compra no cliente? As promoções flash. O efeito psicológico de um produto / serviço só estar em promoção durante algumas horas é uma das estratégias mais eficazes para o aumento de vendas. Quem nunca viu nos websites de e-Commerce o contador de tempo a diminuir e comprou na hora o produto / serviço? Apesar de podermos fazer comparações na concorrência local e global do mesmo produto, a verdade é que este tipo de estratégia potencia e muito a compra por impulso. As vendas online agradecem. 

Top de Vendas

A essência do ser humano é um ótimo driver de conversão. Toda a gente quer estar na tendência e comprar o último modelo do iPhone acabado de sair no mercado. Toda a gente quer ter o que os outros também têm. O mesmo é válido para qualquer outro produto / serviço que tenha conquistado o mercado. É a natureza humana. Nada melhor que um Top de Vendas na minha Loja Online para aumentar a receita dos produtos / serviços estrela da empresa.

Pré-vendas

E, por último, as pré-vendas. Esta é uma das melhores estratégias para alavancar as vendas online. O cliente tem oportunidade de comprar o produto antes de sair para o mercado o que lhe dá a sensação de ser único e especial para a marca. O fator único e exclusivo potencia a compra por impulso e ainda proporciona um encaixe de receita substancial mesmo antes da venda efetiva do produto. Este estatuto especial que é dado ao cliente acaba por criar uma relação com a marca e fidelizá-lo. É uma ótima forma de potenciar vendas e fazer projeções do sucesso dos produtos. 

Existem várias estratégias de negócio para potenciar as vendas de uma Loja Online. Destaco estas pela sua relevância e eficácia, no entanto, todos os pormenores contam. Um website de e-Commerce está em constante evolução e todas as funcionalidades que vamos incluindo acrescentam valor. Estas estratégias de negócio estão direcionadas para aumentar as vendas, mas a estratégia de e-Commerce como um todo deve considerar também outros aspetos, como: o design, o SEO, a logística, a publicidade, a experiência do utilizador, a navegação, entre outros detalhes, que juntos são a chave de sucesso de qualquer Loja Online.

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