Aviões, comboios e automóveis, é assim que o Alibaba está a superar os bloqueios na cadeia de abastecimento. A Covid-19 criou desafios adicionais para os comerciantes que participam no 11.11 Global Shopping Festival do Alibaba.
Durante o festival, o número de compradores que contam com a Cainiao Network, braço de logística do Alibaba Group, para fazer entregas, é maior do que as populações combinadas do Brasil, França, Estados Unidos, Rússia e México.
“Por trás de cada grande festival de compras está uma grande logística, atendendo de forma eficiente e confiável às grandes expectativas dos consumidores”, disse William Xiong, chefe e gerente geral de logística de exportação da Cainiao, em comunicado.
O Alibaba prevê um recorde de 900 milhões de compradores e 290.000 comerciantes a participarem no 11.11 deste ano, fechando 14 milhões de negócios durante a temporada de compras.
A Cainiao fez um upgrade na sua rede, desde equipar os seus armazéns inteligentes, implantar centros de distribuição e smart lockers, até desenvolver um processo que combine de forma eficiente várias encomendas num único endereço.
Para ajudar as marcas a entregar os seus produtos aos consumidores a tempo do 11.11, a Cainiao colocou em stock mais de 300 milhões de produtos de 87 países e regiões em armazéns na China.
O objetivo é ajudar os comerciantes a evitar atrasos nos envios, reduzindo a insatisfação do cliente e melhorando as avaliações e a receita da loja, disse Xiong. Em vez de desenvolver a sua própria rede de logística do zero, os comerciantes podem concentrar-se no design do produto e no marketing.