A embalagem mudou muito nos últimos anos no setor de ecommerce. Já não se trata apenas de enviar produtos protegidos e em perfeitas condições. Agora é tudo uma questão de convencer, destacar-se e surpreender. A embalagem deixou de ser uma ferramenta simples que permitia uma entrega adequada do produto para ser a primeira mensagem que impacta um comprador no momento crucial de uma compra on-line: a receção do pacote.

«Cerca de 66% dos consumidores pensam que a embalagem demonstra que a marca se preocupa com eles. Estudo da Sealed Air 2014 ‘Packaging for e-commerce'».

No momento de receber uma encomenda acontece algo único: o primeiro contacto físico com o produto. Este é o momento chave para confirmar o processo de compra feito por um utilizador online. Portanto, é vital, para manter a coerência, ter uma embalagem à altura da web. Uma falha neste momento pode significar que o cliente não compre novamente.

Por outro lado, o momento produzido é de grande valor: a memória é maior e, portanto, é um momento apropriado para impactar com a mensagem certa. Além disso, o custo é muito baixo em comparação com o impacto produzido.

Quais são os pacotes que vão surpreender o ecommerce em 2018?

  • Caixas e sacos de ida e volta: Sabias que, de acordo com um estudo da Metapak em 2016, 73% dos compradores dizem que estão dispostos a fazer mais pedidos se o retorno for facilitado? O utilizador exige cada vez mais e as empresas estão interessadas em acelerar o processo de retorno. Esta embalagem facilita este momento e permite ao utilizador abrir uma encomenda e reutilizar a mesma caixa para devolver o que não quer. As caixas e os sacos de retorno possuem um selo adesivo duplo dentado, de modo que quando abertos, pode ser feito um pacote seguro novamente.
  • Korrvu: Se tens um ecommerce de tecnologia e queres surpreender, não hesites em apostar nesta referência. Este modelo cresceu muito em 2017 e pretende destacar-se em 2018. É uma caixa postal com uma placa de filme que parece estar suspensa no ar. Isto consegue reduzir o impacto sobre este tipo de produtos frágeis e, além disso, surpreender com uma embalagem tão atraente.
  • Geami: Cada vez mais difundido, este recheio totalmente ecológico combina proteção e apresentação graças a uma estrutura de kraft alveolar e papel de seda. Fecha-se sozinho, não requer fita adesiva e surpreende o recetor com um recheio diferente.
  • Papel gomado: Desde que alguns dos maiores e-commerces do país adotaram esta forma de embalagem, são muitas as empresas que já perguntaram sobre o mesmo. É uma fita ecológica, feita de papel e personalizável que deixa um traço na caixa se você tentou abri-la. Sem dúvida, espera-se que seja um dos mais solicitados este ano.
  • Fill Pack TT: Esta máquina produz papel de enchimento para fixar produtos dentro de caixas. Parece que o papel está a ganhar espaço no ar como proteção e sistemas como o Fill Pack estão a ganhar destaque por serem práticos e poderem poupar. A Fill Pack é provavelmente a máquina de enchimento mais importante deste ano, capaz de encher até 1.500 caixas por dia.
  • Caixas com fundo automático: Este tipo de caixa, tal como os sistemas de embalagem, vieram para poupar tempo na preparação das encomendas. Num ecommerce com um grande volume de entregas, a otimização é fundamental.
  • Máquinas transformadoras: Uma das adições mais surpreendentes do ano passado, devido à sua rápida implementação, foi a das máquinas de conversão de embalagens de cartão para enchimento. Muitas empresas utilizam os seus excedentes para transformar embalagens em proteção através deste sistema. O seu aspeto é original e ecológico, por isso é postulado como um destaque para este 2018.
  • Embalagens isotérmicas e alimentares: O sector alimentar aponta para um forte crescimento no ecommerce. A embalagem foi, portanto, adaptada às suas peculiaridades. Caixas de frutas, legumes, carnes, etc. Estão desenhadas tendo em conta o seu conteúdo. Alguns deles são mesmo concebidos para serem enviados por ecommerce, como é o caso de caixas postais e sacos de correio que mantêm a cadeia de frio.
  • Caixas adaptáveis: As caixas que podem alterar a sua altura ou largura são cada vez mais procuradas. Adaptam-se a diferentes tipos de envios, muito úteis para o ecommerce. Além disso, permitem poupanças consideráveis de espaço e de consumo, uma vez que são necessárias menos referências.
  • Saco kraft com base larga: O aumento dos serviços de entrega, especialmente nas grandes cidades, levou muitas lojas e restaurantes a considerar a possibilidade de encontrar uma embalagem representativa. O saco kraft, personalizado, com uma base suficientemente larga para transportar alimentos, é o mais utilizado e espera-se que seja um dos mais consumidos por este setor em 2018.

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